DE NOVO - 04/12/2017 - 16:52

Petrobras anuncia 6º aumento no preço do gás de cozinha

Foto: Jean Pimentel / Agência RBS

Da redação, AJN1

A Petrobras reajustou em 8,9% o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, engarrafado pelas distribuidoras em botijões de até 13 quilos (kg). O reajuste entra em vigor à 0h desta terça-feira (5). Conforme a estatal, o aumento se deve por causa da alta das cotações do produto nos mercados internacionais, que acompanha a alta do Brent, (petróleo cru). Este é o sexto aumento consecutivo do gás de cozinha este ano.

O percentual anunciado de reajuste leva em contra preços praticados sem incidência de tributos. Se for integralmente repassado ao consumidor, a Petrobras estima que o preço do botijão de gás de cozinha de 13 kg deve subir, em média, 4%, ou cerca de R$ 2,53 por botijão, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço médio do botijão na semana passada era R$ 65,64.

Novamente

No último dia 3 de novembro, a petrolífera reajustou os preços do gás de cozinha em 4,5% nas refinarias. À época, a Petrobras também alegou que a causa principal do reajuste era “alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no hemisfério norte”.