PROTESTO - 05/02/2019 - 14:24

Bancários fazem ato contra leilão da Lotex

Foto: Divulgação

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE) realizou na manhã desta terça-feira (5), um ato em defesa da Caixa Econômica Federal e contra a Reforma da Previdência. A manifestação, que acontece em todo o País, ocorreu em frente à agência Serigy, localizada no Calçadão da rua João Pessoa, no Centro de Aracaju.

O movimento sindical também festejou o quarto adiamento do leilão da Lotex, a loteria instantânea, que estava marcado para hoje. No início da semana, o BNDS anunciou o adiamento da venda para o dia 26 de março.

“Estamos alertando a sociedade sobre os prejuízos sociais para os trabalhadores e para a própria soberania da nossa nação. O governo federal não tem o direito de fatiar, de desmontar a Caixa. Com 148 anos, essa empresa é o único banco 100% público e por isso mesmo é patrimônio nacional e pertence ao povo”, afirma a presidenta do Seeb/SE, Ivânia Pereira.

Lotex

Segundo a categoria, a privatização da loteria instantânea ameaça os repasses sociais para importantes programas. De acordo com dados oficiais, no período de 2011 a 2016, a Lotex arrecadou R$ 60 bilhões. “Do montante, R$ 27 bilhões foram destinados para o financiamento de projetos em áreas como cultura, esporte, educação e segurança. Se vendida, a iniciativa privada certamente deixará de investir. Não é de interesse do grande capital, por exemplo, destinar milhões de reais para os jovens serem beneficiados pelo FIES ou para o esporte amador”, diz a assessoria da Seeb.