ELEIÇÕES 2018 - 28/10/2018 - 19:36

Belivaldo Chagas é reeleito governador de Sergipe

Foto: Reprodução | Redes Sociais

Da redação, AJN1

Belivaldo Chagas (PSD) foi eleito governador do Estado de Sergipe neste domingo (28) com 64,73% dos votos válidos. Atual governador, o candidato disputou a reeleição tendo como candidata a vice-governadora Eliane Aquino (PT), atual vice-prefeita de Aracaju.

Com 99.9%% das urnas apuradas, a diferença entre Belivaldo e o candidato adversário, Valadares Filho (PSB), que obteve apenas 35,27%% dos votos válidos, foi superior a 308 mil votos, a maior votação dos últimos 30 anos, quase 30 pontos percentuais à frente do concorrente. “A “turma do bem” se deu mal. O trabalho venceu a mentira”, declarou Belivaldo em entrevista à imprensa logo após a confirmação da vitória.

“Quero agradecer ao povo sergipano pela confiança que depositou em mim e em Eliane. Fomos às ruas e conversamos com as pessoas. Agora, a nossa responsabilidade aumenta. No nosso governo, vamos priorizar a educação, esta será a nossa vertente”, disse Belivaldo, durante entrevista coletiva.

O governador reeleito acompanhou a apuração em Aracaju, na casa da filha Priscilla Felizola, ao lado da futura vice-governadora Eliane Aquino, do ex-governador Jackson Barreto, de familiares, amigos e aliados políticos.

“Amanhã mesmo já estarei em Brasília, reunido com a bancada federal de Sergipe, para pedir o apoio de todos dos nossos parlamentares no Congresso, no sentido de que direcionem a emenda impositiva a que têm direito para a Educação, que será prioridade em nosso governo. Resolvendo a Educação, conseguiremos melhorar todos os demais índices de nosso Estado, como os de segurança. Vou abraçar, de corpo e alma a causa da Educação, sem deixar as demais áreas sem atenção, claro”, afirmou Belivaldo.

Biografia
Natural de Simão Dias, Belivaldo Chagas Silva, 58 anos, é defensor público aposentado, foi deputado estadual por quatro mandatos, duas vezes vice-governador, está filiado ao Partido Social Democrático e exerce, atualmente, o cargo de governador do Estado de Sergipe, para o qual acaba de ser reeleito.
Filho de um casal de comerciantes – Arivaldo Chagas Silva (falecido) e Maria Belizana da Silva – ainda jovem foi morar em Salvador (BA), onde concluiu o ensino médio. De retorno a Sergipe, ingressou no curso de Direito da Universidade Tiradentes, em Aracaju, e tornou-se bacharel. Divorciado, é pai da Priscila, do Guilherme e da Maria Clara, e avô do pequeno Miguel.
A política o acompanha desde cedo, pois, quando criança, Belivaldo adorava colecionar santinhos políticos, o que o aproximou dos diretórios dos partidos instalados em sua cidade natal, que fica no Centro-Sul do Estado, distante pouco mais de 100km de Aracaju.
Disputou sua primeira eleição na década de 1980, quando concorreu a uma cadeira na Câmara de Vereadores de Simão Dias. Mesmo não sendo eleito, Belivaldo seguiu militando na política e se elegeu deputado estadual pela primeira vez em 1990. EM sua trajetória política, ocupou diversas funções no poder público, como a presidência de autarquias e a titularidade de secretárias de Estado, como Educação e Casa Civil.
Em 2006, foi eleito pela primeira vez vice-governador do Estado, no Governo de Marcelo Déda (PT) – falecido em 2013. Em 2014, foi novamente eleito vice-governador, desta vez ao lado de Jackson Barreto que, ao renunciar para disputar uma cadeira no Senado, este ano, transmitiu-lhe o cargo que ocupa que ocupa desde o dia 07 de abril de 2018.