SOBRE RODAS

Empurroterapia: um perigo que pode ser evitado
Alguns consertos que lojas e mecânicos apontam nem sempre são necessários
Book c1bcef0087b4af7d

Muita gente, na hora de levar o carro na concessionária ou num autocenter, se de­para com o mesmo susto: ao olhar a lista de serviços, pega um sem-fim de itens que jamais faria ideia de ser necessários... e que não são mesmo! Eis a famosa “empurroterapia”, que insere na lista de serviços coisas que não são necessárias. É possível identificá-la – e escapar dela.

 

 

Existe uma série de serviços que aparecem de maneira recorrente na lista, que muitas vezes não foram pedidos, mas que a loja diz ser necessários. Daí vem a necessidade de se analisar se são mesmo. Por exemplo, a famosa limpeza de bicos injetores nem sempre é necessária. O processo consiste na remoção de obstruções que comprometem o funcionamento da válvula injetora (também chamada de bico injetor), que é formada por um corpo cilíndrico, que armazena combustível pressurizado, e uma agulha móvel, responsável pelo controle da vazão do combustível. Os movimentos dessa agulha duram milésimos de segundo e liberam uma pequena quantidade de combustível, que faz um spray que se mistura ao ar no coletor de admissão. Quando eles estão sujos, uma máquina específica faz o serviço de limpeza.

 

 

Acontece que, nesse caso, a limpeza é apenas em situações muito específicas, quando há acúmulo de partículas que alteram o spray de combustível. Sinais como aumento do consumo, desempenho fraco e funcionamento irregular denunciam que é necessária a tal limpeza. Mas usar combustível de qualidade e ficar atento a trocas do filtro de combustível também reduz a chance de problema.

 

 

Ao Vivo

Logo radio live old
Assine
Mais Cadernos:
Small 0a71476eb9b27a12
SOBRE RODAS
O que fazer na hora do test drive de um usado
Não é só sentar e dirigir: vale a pena ficar atento a todos os sinais que o carro passa
Small 89887b24eec2028e
SOBRE RODAS
Hora de deixar o carro em ordem para viajar
Com um simples checklist, é possível ver o que precisa estar em ordem
Small 4daab4ef4b9540d1
SOBRE RODAS
Um velhinho pode valer a pena
Com determinados cuidados na compra, carros com 10 anos ou mais podem representar um bom negócio
Small 3f14b1f8fb98ecb4
SOBRE RODAS
Primazia nacional
Alguns lançamentos mundiais têm (ou tiveram) o Brasil como seu primeiro destino