REAPROXIMAÇÃO - 03/01/2018 - 10:04

Coreia do Norte aceita reabrir comunicação com Seul

Após quase dois anos, as duas Coreias restabelecerão comunicação. O regime norte-coreano anunciou, nesta quarta-feira, 3, a reabertura das linhas de comunicação com a Coreia do Sul, como parte da vontade de retomar o diálogo expressado por seu líder, Kim Jong-un em discurso de ano novo.

Segundo a rádio estatal norte-coreana, a linha de comunicação com o país vizinho foi restabelecida às 15h, horário local (4h30, no horário de Brasília). Tal anúncio vem um dia depois de uma proposta de Seul para que ocorresse uma reunião de alto nível na próxima terça-feira (9), para tratar da possível participação de Pyongyang nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, algo sempre defendido pela Coreia do Sul, que considera que a participação do país vizinho ajudaria a aliviar a tensão entre os dois países. Caso o encontro aconteça, seria o primeiro contato deste tipo em mais de dois anos entre as duas Coreias.

Reabrindo canais

Os canais de comunicação entre as duas coreias não operavam desde fevereiro de 2016, quando Coreia do Norte cancelou em protesto pela decisão de Seul de fechar o complexo industrial intercoreano de Kaesong.