CULTURA - 14/03/2019 - 11:16

Delegado Gabriel Nogueira Júnior lança livro em Aracaju

Foto: Divulgação

 

O delegado da Polícia Civil de Sergipe Gabriel Nogueira Júnior lança nesta sexta-feira (15) o livro “Políticas Públicas de Reinserção Social: apontamentos sobre a realidade do sistema penitenciário brasileiro a partir de Sergipe”. A obra mostra a importância das políticas públicas de reinserção social para o egresso sistema prisional. O evento acontece a partir das 18h30 na livraria Escariz, da avenida Jorge Amado, no loteamento Garcia, em Aracaju.

O delegado, que é mestre em Direitos Humanos, doutorando em Direito Penal na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor de Direito Penal e de Prática Policial na Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), explica que a obra teve como base uma pesquisa de campo que mapeou o sistema prisional sergipano, mas que também observou dados nacionais, analisando as duas realidades. O ponto de partida foi a constatação de que, uma vez adentrando ao sistema prisional, o preso retornará , em algum momento para o convívio social.

Segundo Gabriel Nogueira Júnior, o livro também trabalha com a perspectiva de que a administração pública deve ser a responsável pela implementação de políticas públicas para que o egresso do sistema prisional esteja preparado para retomar o curso da vida após a saída do sistema prisional, de modo a reconstruir a vida e não retornar a criminalidade.

“Convido o leitor a descobrir quais as principais ferramentas de reinserção social dentro do sistema prisional, os achados na realidade sergipana e propostas lançadas que, inclusive, já estão em prática. Há muito a ser feito. O resultado desse trabalho lança foco no egresso, mas não deixando a margem a sociedade, que é a destinatária daquele que teve a liberdade privada”, destacou o delegado.

*Com informações SSP