ESTUDIOSO - 19/04/2018 - 10:54

Delegado lança novo livro sobre história do cangaço

Foto: César de Oliveira

 

A trajetória do maior líder cangaceiro brasileiro que desperta interesse na população e integra a cultura nordestina foi tema do segundo livro do delegado Archimedes Marques, intitulado ‘Lampião e o Cangaço na Historiografia de Sergipe’. O lançamento da obra aconteceu na noite desta quarta-feira (18) na sede da Academia Sergipana de Letras.

Integrante do movimento Cariri Cangaço, maior reunião de pensadores no mundo sobre o tema, o escritor dedicou este exemplar para escrever as passagens de Lampião pelo solo sergipano. “Neste movimento nos reunimos três vezes por ano para aprofundar sobre o tema. Sou apaixonado pelo tema que convivo desde a infância, quando passava boa parte do tempo em Piranhas, no meio do alto sertão, e os mais velhos contavam as histórias de cangaceiros”, revelou Archimedes Marques.

Elogiando a segunda obra escrita por Archimedes Marques sobre o tema, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Josenito Vitale, o Nitinho (PSD), disse que o escritor é um profundo estudioso sobre o tema cangaço e Lampião e esta segunda obra sobre o tema é um aprofundamento sobre o tema, só que nas passagens de Lampião por Sergipe. “Este livro é um resgate da história e serve para estudantes, curiosos e professores conhecerem mais sobre o assunto”, disse o vereador.

*Com informações da CMA