NOVO FORMATO - 16/04/2018 - 16:34

Edvaldo Nogueira anuncia datas do Forro Caju

Foto: Marco Vieira

Na manhã desta segunda-feira (16), o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) divulgou o novo formato do Forró Caju e as datas nas quais a festa será realizada. Em coletiva à imprensa, o gestor municipal informou que o evento ocorrerá em vários espaços da capital. Na praça dos mercados centrais, a festa acontecerá nos dias 22,23, 24, 28, 29 e 30 de junho. Já na praça General Valadão, os festejos começam antes, no dia 20, e prosseguem até o dia 30. Haverá ainda o Forró Caju nos bairros, ao longo do mês de junho. A retomada do evento foi possível graças ao investimento de R$ 4 milhões de verbas federais, fruto da atuação do líder do governo federal no Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC).

“O forró traduz a alma dos aracajuanos e sergipanos. E o Forró Caju não é apenas um momento de diversão, mas é também o momento de ativar os valores culturais da nossa sociedade. E mais do que isso: é geração de emprego e renda, porque os artistas tocam, os vendedores ambulantes comercializam, tem a presença dos taxistas, a ocupação dos hotéis, da cadeia do Turismo, enfim, é uma festa que movimenta todos os aspectos da economia, do bem-estar das pessoas, da felicidade e, acima de tudo, da cultura. A nossa maior festa está de volta”, afirmou o prefeito.

Novo modelo

Na Praça dos mercados, no Centro de Aracaju, o Forró Caju ocorrerá durante seis dias (22, 23, 24, 28, 29 e 30 de junho), com 60 apresentações musicais, de artistas locais e nacionais. Tanto no palco Luís Gonzaga quanto no palco Gerson Filho serão cinco atrações por noite. Já o arraiá que será erguido na praça General Valadão funcionará entre os dias 20 e 30 de junho. Por lá, passarão 16 atrações musicais. No “Forró Caju nos bairros”, a festa ocorrerá por todo o mês de junho, com 54 apresentações artísticas. “Serão 130 atrações, sendo 90% delas de artistas locais”, frisou o prefeito.

O deputado André Moura afirma que a retomada do Forró Caju é o “resgate da história e da tradição da cultura nordestina. “Neste ano, o evento é maior e mais amplo, com eventos não só na praça dos mercados, mas também na praça General Valadão, na rua São João e nos bairros de Aracaju. Consegui viabilizar R$ 4 milhões para a realização da festa, que levará alegria para toda a cidade. Serão 16 bairros que receberão a festa, justamente para que aquelas pessoas que não querem se deslocar para a praça dos mercados possa se divertir na sua comunidade. Aracaju volta a fazer um dos maiores eventos juninos não só do Nordeste, mas do país”, afirmou.

A programação

Em relação à programação, Edvaldo disse que, assim que o Ministério da Cultura confirmar a proposta enviada pela prefeitura, as atrações serão divulgadas. “De antemão, quero dizer que as atrações vão agradar a todos os gostos, a todos os forrozeiros”, garantiu.