TEMPORARIAMENTE - 15/05/2018 - 17:27

HC suspende cirurgias cardiotorácicas

Foto: Divulgação

Da redação, AJN1

O Hospital de Cirurgia continua enfrentando problemas sérios quanto ao atendimento que é prestado aos pacientes. Hoje (15), por exemplo, a Direção da unidade de saúde informou que estão suspensas, temporariamente, cirurgias cardiotorácicas, por falta de órteses, próteses e materiais especiais.

Em nota, a Direção alega que estão em andamento os trâmites jurídicos para que o Hospital receba verba do governo do Estado que viabilize o pleno funcionamento da instituição.

Além disso, a Direção diz que que nenhuma das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão fechadas, tanto a UTI Cardio quanto a UTI Geral possuem pacientes internados.

Com relação à Unidade Vascular Avançada (UVA), o HC informa que a unidade permanece recebendo pacientes com infarto agudo do miocárdio que necessitam de atendimento emergencial.

O que diz o Governo

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou ao AJN1 que, de fato, existe uma espera jurídica na validação da verba, um adiantamento no valor de R$5 milhões. “Neste caso, não podemos chamar isso de atraso, porque devemos respeitar os trâmites jurídicos. É de interesse do Governo ter o maior hospital de especialidades cardiotorácicas em pleno funcionamento. Existe um acordo entre o Governo e o Cirurgia diante do Ministério Público, não há atraso”, afirma o assessor Ferreira Filho.

Cirurgia Cardiotorácica

A Cirurgia Cardiotorácica é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico de doenças dos órgãos da cavidade torácica, da parede torácica externa e do diafragma.