SISTEMA PENITENCIÁRIO - 12/01/2018 - 17:41

Ministra do STF visitará presídios em SE na terça, 16



Na próxima terça-feira (16), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministra Cármen Lúcia, estará em Sergipe com o objetivo de conhecer unidades prisionais do Estado, a exemplo de outras viagens que tem realizado para avaliação do sistema prisional brasileiro.

E o cenário que ela vai encontrar no menor estado da federação não é muito diferente da balbúrdia encontrada Brasil afora, a exemplo da superlotação, número de agentes prisionais insuficiente, ausência de políticas de reintegração social e a mortalidade dentro das unidades.

Em Sergipe, são mais de cinco mil detentos que se aglomeram em celas, sendo que a capacidade oferecida nas 10 unidades prisionais do Estado é de três mil, perfazendo um déficit de duas mil vagas.

A chegada está prevista para as 8h30 no aeroporto de Aracaju. De lá, a comitiva seguirá para visita ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico e ao Presídio Feminino de Sergipe. Na sequência, terá reunião com Desembargadores e Juízes na sede do Tribunal de Justiça, devendo retornar ao aeroporto às 13h30min.