ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 19:04:01

logoajn1

Convênio é assinado para estímulo a utilização de energia renovável

O Banco do Nordeste e a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) firmaram, hoje (19), acordo de cooperação técnica. A assinatura foi feita durante almoço de confraternização da FIES, na sede da instituição em Aracaju. O objetivo do contrato é ampliar o financiamento de sistemas de micro e minigeração distribuída de energia renovável.

 

O convênio prevê a troca da matriz energética de empresas de micro e pequeno porte, associadas à FIES em todo o estado de Sergipe. A proposta da substituição será feita com base no FNE Sol, linha de crédito voltada para a aquisição e montagem de sistemas de energia solar, eólica, de biomassa ou pequenas centrais hidroelétricas (PCH).

 

Para o presidente da FIES, Eduardo Prado de Oliveira, o acordo trará bons resultados ao setor industrial. "Esperamos que os empresários consigam seus objetivos, porque a taxa de juros é bem favorável. A energia solar envolve um certo custo inicial de investimento, mas como os equipamentos têm grande durabilidade, torna-se salutar", afirmou o presidente.

 

O governador Jackson Barreto participou da solenidade e também assinou o acordo de cooperação. Ele destacou a importância do evento neste período do ano. "É uma oportunidade para trocar ideias, confraternizar, compartilhar dificuldades e juntos buscarmos soluções para a economia do nosso estado", pontuou o governador.

 

"É um momento de avaliação de como foi o ano de 2016, além de uma oportunidade para traçarmos o próximo ano, sempre pensando positivamente. E este convênio com a Federação das Indústrias é mais uma alavanca para incrementarmos as aplicações do FNE Sol em Sergipe", disse o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento.

 

O programa

O FNE Sol contribui para a sustentabilidade ambiental da matriz energética da Região Nordeste, com a oferta de financiamento de sistemas de energia renovável, para consumo próprio dos empreendimentos. A fonte dos recursos é o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

 

Empresas de qualquer porte, em todos os setores da economia, podem ser financiadas pelo programa, o que inclui os segmentos da indústria, agroindústria, comércio, prestação de serviços, produtores rurais, empresas rurais, cooperativas e associações legalmente constituídas.

 

Presenças

Também participaram do evento o vice-governador Belivaldo Chagas; o presidente da Assembleia Legislativa Luciano Bispo; os secretários do Desenvolvimento, da Ciência e Tecnologia Francisco de Assis Dantas; do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama; da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa; o presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), José Macedo Sobral; e gestores do Banco do Nordeste, entre outras autoridades e representantes do setor empresarial.

Você pode querer ler também