ARACAJU/SE, 25 de abril de 2024 , 13:54:25

logoajn1

Cortejo de Santa Bárbara acontece em Aracaju

O Ilê Tassytaoo Ifá Enibalé na figura da Associação Luz do Oriente está em festa, comemora o VIII Cortejo de Santa Bárbara: Prova de Fogo, que acontece neste domingo (4), a partir das 9h.

 

Em outubro, o festejo afro-religioso teve sua data registrada no Calendário Oficial Cultural do Estado após ser aprovado na Assembleia Legislativa. A Lei 8.146 foi de autoria da deputada Ana Lúcia. A temática trazida ao cortejo fala sobre liberdade e religiosidade. “É um trabalho de afirmação ao combate a intolerância religiosa, racismo e toda forma de preconceito e violência”, explica Yà Rita Tassytaoo.

 

Este ano, as ações desenvolvidas pela Associação Luz do Oriente foram todas marcadas pela presença da comunidade local, bem como o empreendimento da etnia e povos de matriz africana. “As políticas de saúde, educação, cidadania estarão sempre em nossos projetos enquanto Associação”, afirmou o Babalorixá Janilson Teixeira.

 

O cortejo sairá às 9h, da sede localizada na rua Marcelino Procópio da Silva, nas proximidades do Parque da Cidade no bairro Industrial e  passará pelo mercado central – Passarela das Flores e segue em direção ao Corpo de Bombeiros de Sergipe, na rua Siriri, 762, Centro. Culminando com danças Afros, culinária do matriz africana, agradecimentos e homenagens finais.

 

Santa Bárbara e Iansã

 

No sincretismo religioso, Santa Bárbara é a orixá Iansã, cultuada nas religiões de matriz africana. Considerada a Orixá dos ventos, dos raios e tempestades, Iansã também comanda os espírito dos mortos. Já para a população de origem católica, Santa Bárbara é a padroeira dos bombeiros e dos feirantes.

Você pode querer ler também