ARACAJU/SE, 24 de abril de 2024 , 11:16:08

logoajn1

Ministério da Integração reconhece Canindé em situação de emergência

Da redação AJN1

 

O Ministério da Integração Nacional (MIN) reconheceu nesta segunda-feira (16), mais um município sergipano em situação de emergência em virtude dos efeitos da seca que castiga o Estado. Desta vez, a cidade de Canindé de São Francisco solicitou ajuda. A medida, publicada no Diário Oficial da União, visa permitir que as Prefeituras tenham acesso às ações emergenciais para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais.

 

Sergipe tem hoje 24 municípios em situação de calamidade hídrica, conforme a Defesa Civil do estado de Sergipe. Além de Canindé, decretaram emergência: Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Carira, Graccho Cardoso, Itabi, Macambira, Frei Paulo, Nossa Senhora Aparecida, Ribeirópolis, Cedro, Propriá, Telha, Porto da Folha, Simão Dias, Poço Verde, Moita Bonita, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Gararu, Feira Nova, Cumbe e Monte Alegre.

 

O reconhecimento federal permite o acesso às ações de apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Uma delas é a implementação de programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa Federal.

 

Também é possível obter benefícios como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil; a aquisição de cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; a retomada da atividade econômica das regiões afetadas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros.

 

 

Você pode querer ler também