ARACAJU/SE, 24 de abril de 2024 , 12:47:31

logoajn1

Semarh coordena evento nacional do Programa Água Doce

Entre os dias 23 e 25 de agosto, Aracaju sediará a II Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce (PAD) e o Curso de Capacitação Técnica nos Componentes do Programa. O evento, coordenado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), acontecerá no Hotel Mercure e reunirá secretários de Estado e coordenadores estaduais.

 

No primeiro dia, haverá apresentações do curso e do Sistema Informação do Programa Água doce, orientações técnicas e encaminhamentos para atualização do Documento Base. A abertura contará com a presença do coordenador nacional do Programa, Renato Saraiva Ferreira, além do hidrogeólogo consultor do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Martins, que fará a palestra “Características da Água dos Poços Profundos no Semiárido Brasileiro”.

 

Dando prosseguimento ao curso de capacitação técnica, no dia seguinte haverá revisão comentada da metodologia de cada componente em relação aos principais aspectos a serem aperfeiçoados na execução dos convênios e planejamentos específico e integrado das atividades entre os componentes.

 

Para finalizar, no último dia haverá apresentação do “Congresso Mundial de Reuso de Água e Dessalinização em 2017, São Paulo, Brasil”, a ser feita pelo presidente da International Desalination & Water Reuse Association, Emilio gabbrielli; apresentação do “Plano Nacional de Adaptação e o Semiárido Brasileiro”; e apresentação sobre o estágio atual da execução dos convênios do PAD nos estados pelas coordenações estaduais do PAD.

 

Programa Água Doce

 

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.

 

Com o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental e social, o PAD beneficia cerca de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste, ampliando suas ações para garantir o acesso à água de qualidade nas comunidades difusas do semiárido.

 

PAD em Sergipe

 

Confira os municípios e comunidades (25) a serem atendidos na primeira fase do convênio: Poço Redondo: Areias e Serra da Guia; Canindé de São Francisco: Assentamento 12 de Março, Acampamento Caiçara, Jaburu, Assentamento Mandacaru I; Porto da Folha: Craibeiro, Pedro leão, Umburaninha; Monte Alegre: Lagoa do Roçado; Nossa Senhora da Glória: Periquito, Assentamento Fortaleza, Aningas, Retiro II; Poço Verde: Cova da Índia, Saco do Camisa, Ponta da Serra, Cacimba Nova, Recanto, Povoado Lages, Cachorro Morto; Carira: Três Tanques, Macacos, Bezerra, Lagoa dos Porcos.

 

Já na segunda fase do convênio, os municípios e comunidades (8) a serem atendidos são: Simão Dias: Assentamento 8 de Outubro, Assentamento Carlos Lamarca, Jaqueira, Curral dos Bois; Tobias Barreto: Macaco/Caraíba/Coripaus, Saquinho, Borda da Mata, Candeias. A escolha dessas comunidades se deu a partir de critérios determinados pelo Programa, como IDH, número de famílias (mínimo de 100) e aglomeração mínima.

 

O Programa possui um Núcleo Estadual formado por uma equipe multidisciplinar e agrega diversas instituições parceiras, como órgãos do Governo (Semarh, Seagri, Emdagro, Pronese, Cohidro, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Deso, Adema), DNOCS, Codevasf, Embrapa, Universidade Federal de Sergipe (UFS), ASA e Incra. Esse Núcleo é soberano na tomada de decisões e todas as ações do PAD são respaldadas pelo Núcleo.

 

Fonte: Semarh

Você pode querer ler também