ARACAJU/SE, 25 de abril de 2024 , 10:56:59

logoajn1

Suspensão de visitas gera tensão no Copemcan

Da redação, AJN1

 

A suspensão das visitas íntimas no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, neste sábado (27), deixou o clima tenso dentro e fora da unidade. Para conter os ânimos dos internos, que já haviam anunciado através de áudios divulgado nas redes sociais que iriam "destruir o presídio", foi preciso a intervenção de equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) que contaram com o apoio do Grupamento de Tático Aéreo (GTA).

 

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindipen), Luciano Nery, não houve rebelião, mas alguns detentos chegaram a iniciar um quebra-quebra e foram contidos graças a intervenção de policiais militares e agentes penitenciários.

 

Na parte externa do Copemcan, mulheres de presos revoltadas com a suspensão das visitas, fizeram uma manifestação e tentaram bloquear o acesso ao presídio ateando fogo em pedaços de madeira. Elas também atiraram pedras em direção ao portão da unidade.

 

O presidente a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE), Henri Clay Andrade, esteve no local e chegou a se reunir com os agentes na tentativa de fazê-los recuar da decisão, mas não obteve sucesso.

 

De acordo com o presidente do Sindpen a visita íntima é uma concessão e não um direito do preso. Ele explicou que o Copemcan não tem estrutura para realizar este tipo de visita. "Temos celas com 25 presos e se entrarem as companheiras de cada um ficará uma situação desumana e insustentável", revelou Luciano Nery.

 

Desde o início da semana que a categoria havia anunciado que estaria realizando apenas as atividades inerente a função de agente penitenciário previstas por lei. Os agentes se dizem cansados de levar o sistema prisional nas costas e não terem a valorização devida por parte do Governo do Estado.

 

Dentre as reivindicações da categoria está a realização do concurso público que já tem edital pronto na Secretaria da Fazenda, mas o projeto de lei ainda não foi enviado para a Assembleia Legislativa (Alese).

 

Nota

 

Nota à imprensa

 

A Secretaria de Estado da Justiça e Defesa ao Consumidor (Sejuc) informa que as visitas íntimas no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), ainda estão suspensas por decisão do Sindicato de Agentes Penitenciários (Sindipen).

 

O Departamento do Sistema Prisional (Desipe) com o apoio da Polícia Militar de Sergipe, manteve o controle dentro e fora da unidade durante a manifestação de mulheres de presos, hoje pela manhã, reivindicando a entrada para a realização da visita íntima. O Desipe conteve qualquer sinal de rebelião dentro dos pavilhões, enquanto a Polícia Militar controlou o tumulto do lado de fora da unidade.

 

A Sejuc também informa que ainda não houve um acordo com a classe, mas espera-se que em breve esta situação seja revolvida. A Sejuc também agradece o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesse momento conturbado que o Sistema Prisional enfrenta.

 

Assessoria de comunicação – Sejuc

 

* Matéria alterada às 15h15 para acréscimo de informações.

Você pode querer ler também