FRAUDES - 19/02/2019 - 08:07

PF deflagra operação Multiface em Aracaju

Foto: Divulgação/PF

 

Da redação, AJN1

Desde o início da manhã desta terça-feira (19), equipes da Polícia Federal deflagraram em Aracaju a operação “Multiface”, que tem como foco desarticular uma organização criminosa que vinha atuando na obtenção de empréstimos consignados fraudulentos junto a instituições financeiras. A ação é decorrente de prisões ocorridas no ano passado. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Sergipe, que resultaram no recolhimento de vasto material, a exemplo de livros, documentos e mídias eletrônicas.

De acordo com informações da PF, em março de 2018, duas mulheres foram presas em flagrante depois de efetuar saques em uma das agências da Caixa Econômica Federal. Com o andamento das investigações os agentes federais descobriram que a dupla tinha ligação com um grupo que havia praticado várias fraudes e se articulava para executar outros golpes.

Ficou esclarecido que os criminosos usavam documentos – carteira de identidade e CPF -, comprovantes de residência e declarações de impostos de renda falsos, a maioria em nome de idosos para conseguir empréstimos. A situação além de causar prejuízo superior a R$ 100 mil às instituições financeiras, prejudicava as pessoas que tinha seus nomes negativados.

Os envolvidos no esquema criminoso irão responder por falsificação de documento público, falsidade ideológica e estelionato, além de lavagem de dinheiro.

*Com informações da PF