OPORTUNIDADE - 16/05/2018 - 11:39

Prefeitura promove I Fórum da Economia Criativa de São Cristóvão

Foto: Danielle Pereira

 

A Prefeitura de São Cristóvão através da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact) em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da Coordenação de Tecnologias Sociais e Aplicadas (CTSA) e Núcleo de Empreendedorismo da UFS realiza nesta quinta-feira (17), o I Fórum “Economia Criativa em São Cristóvão”.

O evento acontece das 14h30 às 18h, no Paço Municipal, localizado a Praça São Francisco, centro histórico, e dará início ao projeto “São Cristóvão Criativo – Valorizando a nossa identidade para crescer com criatividade”, desenvolvendo diversas atividades como oficinas, workshops e fóruns, visando a capacitação da comunidade e a construção de um ecossistema de economia criativa.

O projeto propõe desenvolver um conjunto de práticas de gestão aplicada aos negócios criativos, estimulando a análise estratégica de demandas, vocações e oportunidades de empreendimentos nas seguintes áreas: música, teatro, dança, audiovisual, artes visuais, artesanato, gastronomia, moda, designer, cultura popular, literatura.

O objetivo do Fórum da Economia Criativa de São Cristóvão é receber os atores culturais e assim conhecer e discutir as dificuldades e anseios vivenciados por eles. As discussões servirão para se buscar melhorias das condições dos grupos alcançados. Dessa forma, tanto o fórum quanto os eventos posteriores ligados ao projeto trabalharão a economia criativa entre esses grupos culturais, artísticos e empreendedores do município.

“São Cristóvão é um celeiro de artistas e artesãos, com um dos principais e mais tradicionais festivais de arte do estado, que é o Festival de Arte de São Cristóvão (FASC). O que queremos com este projeto é fomentar e criar subsídios para que os artistas possam se capacitar e se desenvolver nas suas atividades artísticas e culturais, criando independência financeira. Que o FASC, enquanto grande espaço de manifestações culturais, possa ser a grande vitrine destes artistas”, falou Elma Santos, assessora técnica da Fundact.

O projeto, que terá início com o Fórum e se desenrolará pelos próximos meses, terá sua culminância no Festival de Artes de São Cristóvão (FASC). Uma vez que lá há espaços de manifestações culturais e também de empreendedorismo, o objetivo do projeto é o de fornecer aos grupos alcançados por ele um maior embasamento e capacitação para desenvolverem seus negócios ou segmentos.

Fonte: Ascom PMSC