TEMPO - 14/03/2019 - 14:55

Previsão é de chuva intensa pelos próximos dias

O meteorologista Overland Amaral | Fotos: AJN1

Da redação, AJN1

O tempo deve continuar instável e a chuva que teve início na madrugada desta quinta-feira (14), em todas as regiões do Estado – acompanhada de descargas elétricas – vai permanecer pelos próximos dias, principalmente na região Centro-Sul, não de forma continuada, mas intercalada, a níveis moderado e intenso, com variações entre 50 e 70 milímetros (mm). A previsão é da Sala de Situação, Clima e Tempo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs).

Segundo o meteorologista Overland Amaral, as ocorrências de chuva foram previstas pelos modelos climatológicos utilizados pela Sala de Situação. Neste caso, as linhas de instabilidades são denominadas Convectivas.

O município de Cedro de São João, no Baixo São Francisco, recebeu o maior volume de chuva, cerca de 75mm. Em Itabaiana, no Centro Agreste, o volume chegou a 60mm. Em alguns municípios do Centro-Sul e Sul choveu 50mm  e a tendência é aumentar ao longo do dia. A capital, Grande Aracaju e cidades dos vales do Japaratuba e Cotinguiba tiveram uma média acumulada de 40mm.

Overland destaca também que os períodos chuvosos devem ocorrer pela manhã e noite, acompanhados de nebulosidade.

Média

Ainda conforme o meteorologista, o volume derramado até agora já indica que a média que deverá ser registrada neste triênio, entre os meses de março, abril e maio, e superará as últimas três décadas. “Entre os meses de março, abril e maio, as médias foram de 550mm no Leste e Litoral, no Sertão 255mm, do Agreste 330mm. Já a previsão para o mesmo período, neste ano, é de 563mm para o Leste e Litoral, 277mm no Sertão e Agreste é de 360mm”, informou.

Recursos Hídricos

O volume de chuva registrado, segundo Overland, pode favorecer os principais reservatórios hídricos de Sergipe. “E isso traz um aumento considerável no abastecimento dos corpos hídricos que cortam Sergipe. Podendo haver, também, a regularização do abastecimento de água”, explicou o meteorologista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Overland Amaral.

Defesa Civil

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Depec/Seit) alerta a população sobre o risco moderado de chuva dentro das próximas 72 horas. Conforme boletim enviado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), estão previstas pancadas de chuva, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, em todo o estado.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, cel. Alexandre José, os municípios devem ficar atentos. “É preciso que os municípios estejam em alerta caso precisem acionar seus planos de contingência e se proteger de eventuais impactos decorrentes das chuvas”, disse.

Um alerta foi enviado via SMS para os celulares cadastrados. Quem desejar receber os alertas da Defesa Civil, deve enviar SMS para o número 40199, informando o CEP da localidade. Situações de emergência no interior devem ser informadas pelo 193. Na capital, basta ligar 199.