LITERATURA - 14/11/2017 - 18:50

Saracura lança “Os Curadores de Cobra e de Gente”



O VI Encontro de Escritores e Leitores acontecerá no próximo sábado, dia 18, das oito às dezenove horas, no Clube dos Engenheiros Agrônomos (Aease), em frente ao Parque da Sementeira. Vários escritores estarão mostrando suas obras em uma grande feira literária, nos moldes da que ocorreu na IV Bienal do livro de Itabaiana, duas semanas atrás.

Antônio FJ Saracura (como assina suas obras) pertence às academias Itabaianense e Sergipana de Letras e é autor de alguns livros de sucesso, entre os quais, os dois romances: Os Tabaréus do Sítio Saracura e Meninos que não queriam ser Padres. Publicou também crônicas (Minha Querida Aracaju Aflita) e contos (Tambores da Terra Vermelha e os Ferreiros). E, agora, lança um livro de poemas, “Os Curadores de Cobra e de Gente”.

Este novo livro é uma antologia poética com quarenta e sete romances de cordel, quase mil estrofes em redondilha, maior e menor, e decassílabos. Fala de heróis sem pompa, oriundos do povo simples, com os quais o autor conviveu pelas estradas bárbaras dos povoados de Itabaiana Grande ou nas ruas perigosas de Aracaju.

O lançamento acontecerá durante o dia todo, desde a abertura ao fechamento do Encontro. O escritor falou à nossa reportagem sobre o VI Encontro e sobre sua nova obra, que foi sucesso de vendas da Bienal doe Itabaiana. “O Encontro de Escritores e Leitores é um evento aberto ao público, patrocinado por uma editora/gráfica do Estado (Infographics), tem entrada franca, destina-se às pessoas que gostam de livros. Já é tradicional, está na sexta edição. Livrarias estarão presentes com seus best-sellers, crianças terão uma programação específica que as encantará. Imperdível”.

“Os Curadores de Cobra e de Gente” foi composto ao longo de minha vida e, antes de publicar, o ano todo, dei-lhe um acabamento refinado, burilei seus versos como se fossem troféus, com a intenção de resgatar heróis do nosso povo, que tanto precisa de heróis…

Saracura finaliza. “Estamos esperando por você! Eu muito mais! Leve um livro autografado para sua casa, para dar de presente neste Natal que está chegando. O livro custa tão pouco (em torno de 20 reais) e é tão caro para quem o lê, para quem o recebe de um amigo.”

Da Assessoria.