CELSE - 04/10/2018 - 16:14

Transformadores chegam a Sergipe para compor usina termoelétrica



 

Quatro transformadores chegaram ao Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I, projeto da Celse (Centrais Elétricas de Sergipe). Fabricados em Canoas (RS), os equipamentos vieram de balsa até o Porto de Pomonga (SE), em um trajeto de mais de 28 dias. E, depois de descarregados, foram levados em veículo multieixo até o local de instalação, um transformador de cada vez.

Totalizando 879 toneladas, os quatro transformadores serão responsáveis por elevar a tensão produzida pelas turbinas para 500 kV e conectá-la com a linha de transmissão, que fará a distribuição ao sistema elétrico nacional. Três transformadores com 436 MVA de potência serão utilizados na geração de ciclo combinado, elevando a energia gerada nas turbinas a gás e levando-a para a linha de transmissão. O quarto, que transmitirá a energia gerada pela turbina a vapor, será o de maior potência instalado no Brasil, com 736 MVA.

Outro passo para seguir com a construção do Complexo Termoelétrico, também sob responsabilidade da GE, é a linha de transmissão de 33 km de extensão com circuito duplo, para oferecer mais segurança operacional para a transmissão de energia. Quando entrar em operação comercial, em 2020, o Porto de Sergipe I será a maior termoelétrica a gás natural do Brasil, sendo capaz de atender o equivalente a 15% da demanda de energia da região Nordeste.

Fonte: Assessoria de Comunicação