ARACAJU/SE, 23 de abril de 2024 , 17:59:40

logoajn1

Ansiedade

A ansiedade é uma preocupação exagerada que gera sintomas como tensão, medo ou pavor de que algo mal possa acontecer, evidenciando sintomas físicos. Uma dose de ansiedade pode até ser interessante, pois nos deixa ligados e atentos com as atividades que vamos desenvolver; mas quando isso chega ao exagero e ainda acompanhado apenas por expectativas negativas, torna-se uma porta de entrada para muitos outros males em nossa vida.
Lembro-me que há muitos anos li um livro com o título “Fumo, porta aberta para as drogas”. Esse livro apontava para o perigo de jovens que começavam a fumar e, de repente, estavam experimentando outros tipos de cigarro. Pois, pensando nisso, eu diria assim: “Ansiedade, porta aberta para outros males da alma”; ou seja, a ansiedade acaba sendo uma porta aberta para depressão, síndrome do pânico e outros distúrbios.
A Teoria Psicanalítica aponta repressões vividas e não resolvidas na infância como a causa da ansiedade na idade adulta. Já algumas correntes da psicologia defendem a hiperaceleração da construção dos pensamentos como uma das causas da ansiedade, ou seja, a grosso modo, diríamos, “pensar demais”.
Muitos sintomas podem dar a dica de uma síndrome de ansiedade, como por exemplo, insônia, irritabilidade, dores musculares, inquietação, déficit de atenção, entre outros. Não podemos esquecer de que existe tratamentos para isso. Se houver necessidade de um tratamento medicamentoso, deve-se procurar um psiquiatra, que, com certeza, aconselhará também a procura por uma psicoterapia.
Mas me permita também apresentar a solução que a Palavra de Deus traz para tal problema. Jesus fala no Evangelho de Mateus, capitulo 6, do verso 25 em diante, que não devemos andar preocupados com o que devemos comer ou com o que vamos vestir, e nos chama a um raciocínio lógico: se Deus nos deu a vida, pode nos dar o que comer; se Ele nos deu o corpo, pode nos dar a roupa; pois a vida é mais que a comida e o corpo mais que a roupa. Na verdade, essa Palavra é um remédio contra a ansiedade, e está nos convidando a confiar nossas preocupações ao Senhor. E ainda nos diz que devemos deixar o mal do dia de amanhã para o amanhã; basta a cada dia o seu mal. Quem confia em Deus sabe que, antes de vir o mal, o Senhor já envia o livramento; então porque se preocupar com mal, se o livramento é certo?
Se você está ansioso, pense em algumas coisas que esse trecho da Bíblia nos ensina. Primeiro, sua ansiedade não traz a solução para o seu problema. Segundo, observe a natureza e veja como o Senhor providenciou o seu sustento. Será que você não é muito mais importante do que essas coisas à sua volta? Por fim, Deus dá o livramento na sua vida, e Ele já fez isso tantas outras vezes! Então, confie no Senhor, fique em paz e mande essa ansiedade embora.
Um forte abraço e até a próxima oportunidade se Deus disser que sim.