ARACAJU/SE, 23 de abril de 2024 , 5:04:48

logoajn1

Desesperança

Talvez esse seja um dos piores sentimentos para o ser humano: a desesperança. Ela tira o ânimo, tira a alegria, a vontade de lutar, tira o brilho dos olhos, e pode ser um caminho curto para a depressão. Em alguns casos pode até tirar a vontade de viver. Mas, como ela chega? Por meio dos mais diversos motivos. Por exemplo, quando alguém forma uma grande expectativa em torno de outra pessoa ou de alguma coisa, e se frustra; ou ainda, o fator espera, isto é, aguardar algo durante muito tempo, sem que nada aconteça como o esperado, ou nada mude, pode também levar à desesperança.

A Bíblia nos conta uma história que pode muito bem representar o auge da desesperança de alguém: a história da morte e ressurreição de Lázaro. A família dele era muito próxima de Jesus. Lázaro e suas irmãs Marta e Maria eram seus amigos. Lázaro adoeceu e suas irmãs mandaram avisar Jesus. Mas Jesus ainda continuou com sua missão e não foi imediatamente como elas esperavam. Quando, então, ele chegou, Lázaro já estava morto há quatro dias. Marta foi ao encontro de Jesus e lhe disse: “Se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”. Essa frase é a declaração da desesperança, muito parecido com o que acontece com muitas pessoas nos dias de hoje, que também estão vivendo o drama do “SE”, ou seja, “SE não tivesse tomado tal decisão”… “SE não tivesse dito aquilo”… e por aí vai. As decepções, o passar do tempo, a percepção bastante racional do momento, tudo isso pode levar a pessoa a desesperança. Porém, na história de Lázaro, Marta nos dá uma lição fundamental para as mudanças. Ela disse assim para Jesus: “Mas, mesmo agora, sei que tudo que pedires a Deus, Ele fará”. Com essa frase, ela abriu as portas para as possibilidades divinas, ela estava reconhecendo que para Jesus não tem tempo perdido, não tem atraso, não tem impossível. Jesus se aproximou da caverna onde Lázaro estava sepultado e ordenou: “Lázaro, vem para fora”. E o morto saiu, e a vida voltou.

Nessa história aprendemos que, quando Jesus está presente em nossa vida, sempre haverá esperança. Talvez você esteja vivendo um momento de desesperança em sua vida, seja nela toda ou em algumas áreas que você já resolveu enterrar por acreditar que não há mais saída. Porém, se você tiver fé e chamar pelo nome de Jesus, lembre-se, Ele tem poder para vencer até a morte. Portanto, Ele tem poder para resolver os problemas que você está enfrentando. Ele quer te trazer de volta à vida. Então os seus olhos vão brilhar novamente, e tudo que parecia estar perdido, morto, sepultado, Ele trará de volta. Creia de todo o teu coração e, assim como Jesus disse a Marta, lembre-se para a sua vida também: “Se tu creres, verás a glória de Deus”.

Um forte abraço a todos, Jesus os abençoe e… ESPERANÇA!