ARACAJU/SE, 24 de abril de 2024 , 21:46:36

logoajn1

Divou

 

A gata Rafaella D”albosco Vieira, que atualmente reside na capital paulista onde se dedica aos estudos, esteve na cidade no fim de semana, para participar do Casamento dos amigos, Rafael e Nilzinha.  Dona de um bom gosto indiscutível, Rafa foi uma das mais bem vestidas da festança. A escolha dela foi um longo Reinaldo Lourenço by Heaven em cores vibrantes,  que lhe caiu muito bem.

Showzaço

A coluna destaca o empresário e produtor, André Vilela, ao lado da dupla AnaVitória, que ontem fizeram um showzaço em Itabaiana. Para aqueles que não puderam comparecee, a boa notícia é que em maio elas se apresentam na capital sergipana.

Câncer na Infância 

O Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, comemorado no último dia 15, foi instituído em Luxemburgo em 2001 e é promovido pela Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer (ICCCPO). Em 2002, iniciou-se uma campanha mundial de conscientização do público sobre Câncer na Infância e continua desde então, com atividades que se desenvolvem numa organização sem fins lucrativos para promover a conscientização e o diagnóstico precoce. Para 2019, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 12.500 casos novos de câncer em pessoas até 19 anos incompletos, sendo as regiões com maior incidência o Sudeste (cerca de 5.500 casos novos) e o Nordeste (com cerca de 3.000 casos novos). A oncologista pediátrica Rosana Cipolloti, que integra a equipe multidisciplinar da clínica Onco Hematos, alerta para o diagnóstico precoce, que pode ser a chave para reverter esse quadro. “Os pais devem sempre estar atentos a quaisquer mudanças na saúde dos filhos, prestando atenção em alguns sintomas que podem estar associados ao câncer. Alguns deles são palidez, manchas roxas sem relação com machucados, febre, dor abdominal, urina com sangue, vômitos e dores de cabeça persistentes, ínguas, aumento do volume dos olhos, entre outros”, enfatiza. Ainda de acordo com a oncologista, se ocorrer o surgimento desses e de outros sintomas incomuns, é fundamental a consulta e acompanhamento do pediatra. “Já no caso de confirmação da doença, o acompanhamento médico para o tratamento adequado do câncer é fundamental. Além disso, o cuidado psicológico não pode deixar de existir, tanto para as crianças quanto para os pais, para que todos lidem com a situação da melhor maneira possível”, frisa.

As Mariposas

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, é mais um folião com presença garantida no bloco “As Mariposas”, programado para desfilar alegria no bairro São Carlos durante o carnaval. Edvaldo ganhou a camisa do bloco durante uma visita de cortesia do organizador da festa, o vereador Palhaço Soneca. Desde o ano passado, o bloco “As Mariposas” se tornou patrimônio cultural imaterial do município de Aracaju. “Esse bloco ficou tão famoso que já separei um dia na agenda para brincar com o povo. Estou ansioso para conhecer quem são as mariposas do São Carlos”, brinca o prefeito. Para o fundador do bloco, a presença ilustre de Edvaldo Nogueira confirma o sucesso do carnaval no bairro São Carlos. “Durante três dias de folia milhares de pessoas se divertem com segurança num ambiente familiar. Tenho certeza que o prefeito vai gostar muito do nosso evento”, assegurou o vereador. Palhaço Soneca também agradeceu o apoio logístico da prefeitura de Aracaju em disponibilizar homens da guarda municipal, agentes da SMTT, equipes de limpeza no bairro após cada dia da festa, além de banheiros químicos. Em 2019 o bloco “As Mariposas” comemora nove anos de existência. Ano passado, foi considerado o mais animado e seguro de Aracaju, registrando a presença de 20 mil pessoas, recorde de público em quase década de realização. De acordo com Palhaço Soneca, durante o carnaval são injetados cerca de R$ 100 mil na economia da comunidade, entre vendedores ambulantes, músicos, catadores de latinha, pessoal de apoio, além de comerciantes na região. Para 2019 a expectativa é a geração de emprego e renda, além de muita diversão. O evento acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de março com grandes nomes da música sergipana, entre eles kaelzinho, Jair Salles, Mc Frajola, Mc Aykinho, Leozinho Moreira, Ciiel Riick, Jhonny Chefinho, além de uma grande surpresa que promete agradar todos os foliões.

 

Adepol e Alessandro Vieira

Na manhã desta segunda-feira, 18, a diretoria da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol/SE) se reuniu com o senador e também delegado, Alessandro Vieira (Rede). Na pauta, assuntos do cenário nacional, a exemplo da Reforma da previdência, além do debate sobre a valorização da carreira de Delegado de Polícia. Estiveram presentes: o presidente da Adepol, Isaque Cangussu, e os vice-presidentes, Flávia Félix, Adelmo Pelágio e Tarcísio Tenório.