ARACAJU/SE, 25 de abril de 2024 , 12:46:31

logoajn1

Férias em Noronha

A jornalista e empresária Shirley Vidal, umas das assessoras de comunicação mais renomadas da nossa cidade, curte dias de férias em Fernando de Noronha. Ao lado do filho, Matheus, Shirley aproveita as maravilhas do  local.
 

Natal em Família

A coluna registra o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira curtindo a noite de Natal ao lado do filho, Mauricio, da amada, Danusa Silva e das filhas dela, Maria e Marina Menezes.
 
Réveillon de Aracaju
Faltam poucos dias para a chegada do Ano Novo e a programação da festa de Réveillon de Aracaju 2018/2019 ocorrerá no dia 31 de dezembro, na Orla da Atalaia, e terá como atrações a banda Samba do Arnesto, Luanzinho Moraes e Chiclete com Banana, além da queima de fogos. Assim como ocorreu na edição anterior da tradicional comemoração, que marca a chegada do novo ano, o evento será viabilizado através de parcerias com o Governo de Sergipe, por meio do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp).

Confira a Programação em 31 de Dezembro de 2018

Samba do Arnesto
Horário: 21h

Luanzinho Moraes
Horário: 22h30

Queima de fogos
Horário: 00h00

Chiclete com Banana
Horário: 00h30


As Marias que conheci

A escritora e cordelista maruinense, Joelma Martins, vai lançar seu primeiro livro intitulado ‘As Marias que conheci’ no dia 29 de dezembro, às 19h,  na sede do Gabinete de Leitura de Maruim, no Centro da cidade. A obra, publicada pela editora J. Andrade, de Aracaju, é um mergulho no cotidiano e no passado das diversas ‘Marias’ que a autora conheceu  e que serão apresentadas de uma forma lúdica. “É a minha primeira obra literária que traz enfoque na individualidade de cada personagem apresentada. Partindo das Marias da minha infância, da adolescência e da fase adulta, além das Marias que fui encontrando no caminho. A genealogia do nome Maria traz em si uma força muito grande, são mulheres guerreiras, soberanas, serenas. É também Maria, a pura escolhida por Deus a ser mãe de toda a nação, Maria Santíssima”, destaca a escritora.Poesias, contos e pesquisas históricas e genealógicas norteiam a obra em que a autora presta uma delicada e sincera homenagem à sua ancestralidade enraizada nas famílias Ferreira e Silva.“/O título ‘As Marias que conheci’ é uma homenagem aquela que foi a minha inspiração: Maria Filomena Ferreira da Silva, minha Avó Mena. Uma mulher guerreira, soberana, de inigualável fé, muito obediente a Deus, que me ensinou a amá-lo acima de tudo. Bela contadora de histórias de rainhas e princesas, talvez seja esse o motivo do meu amor à contos de fadas”, revela Joelma Martins. No livro em versos de cordel, a escritora apresenta fotografias das personagens que foram inspiração e resgata várias gerações em um roteiro criativo e emocional.  Joelma Martins nos conduz, em suas peripécias, a um universo intimista das mulheres atemporais que ela considera verdadeiras fadas, princesas e rainhas. Em cada página, as peculiaridades de cada Maria saltam aos olhos ao evocar paisagens, valores, modos de falar e de viver que, não fosse pela escrita, se perderiam na moagem do tempo.
 
Hidratação
Com os termômetros registrando temperaturas cada vez mais altas, manter o organismo hidratado é uma das prioridades na hora de cuidar da saúde. Ingerir bastante água é essencial, mas outros produtos podem ajudar nessa missão. Camila Oliveira, farmacêutica da rede de farmácia Extrafarma, aponta os principais itens além da água que contribuem para a hidratação do corpo no verão:

Água de coco

Rica em diversos nutrientes, a água de coco contém altas doses de sais minerais, como potássio, sódio e magnésio. Sua composição a transforma em uma espécie de isotônico natural, pois é capaz de repor os líquidos e sais perdidos pelo organismo por meio da transpiração.

Isotônicos

Recomendados para atletas, os isotônicos são usados para repor sais minerais e carboidratos perdidos após a prática de atividades físicas de alta intensidade. Eles ajudam a manter o organismo hidratado e, por ter alta concentração de potássio, também evitam a ocorrência de cãibras. Devido ao seu alto teor de sódio, o isotônico deve ser evitado por pessoas com hipertensão ou que sofram de doenças renais.

Soro fisiológico

A ingestão de soro fisiológico deve ser feita somente após a recomendação de um profissional de saúde, para tratar a desidratação causada por vômitos e diarreia. Além do soro, é possível tratar esse tipo de desidratação com soluções orais compostas por glicose e sais minerais.

Hidratantes

Para manter a saúde, a hidratação não deve ser feita apenas de dentro para fora. A exposição ao sol, os mergulhos na piscina e o aumento da frequência de banhos diminuem a proteção da pele e podem causar ressecamento. Por isso, o uso de cremes e loções hidratantes é fundamental. Um truque para aliviar o calor é manter o hidratante na geladeira, para se refrescar e cuidar da beleza ao mesmo tempo!

 Águas termais

As águas termais possuem uma concentração de sais minerais muito maior do que a água comum, por isso são tão eficazes para manter a hidratação da pele. Zinco, sódio, boro, potássio e manganês são alguns dos minerais presentes nessas águas, consideradas dermocosméticos (produtos que contém ativos farmacológicos que agem de forma mais profunda do que os cosméticos comuns, trazendo resultados mais rápidos). Além de hidratar, as águas termais também são indicadas para aliviar o desconforto causado por queimaduras solares e assaduras.