- 27/03/2017 - 18:55

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém 2017 traz novidades



Muitas novidades e um grande elenco esperam o público que for assistir a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém na temporada 2017, que será realizada de 8 a 15 de abril, em Brejo da Madre de Deus (PE) a 160 km do Recife. Neste ano, o mega espetáculo encenado no maior teatro ao ar livre do mundo está completando 50 anos de apresentações e, para marcar as comemorações do jubileu de ouro, a Sociedade Teatral de Fazendo Nova introduziu novas cenas grandiosas, renovou figurinos e apresentará um elenco de artistas convidados com nomes de destaque no cenário nacional: Rômulo Arantes Neto (Jesus), Letícia Birkheuer (Maria), Joaquim Lopes (Pilatos), Aline Riscado (Herodíades), Adriana Birolli (Madalena), Raphael Vianna (Herodes) e Jesus Luz (Apóstolo João).

 

​​​​​​​​​​​​​​​​​​Uma das inovações cenográficas desta temporada poderá ser vista no cenário do Palácio de Herodes, onde acontece o Bacanal. Durante a festa, chegam os Sacerdotes judeus levando Jesus preso para que o Rei Herodes o julgue. A novidade nessa cena será a entrada apoteótica do Rei Herodes e sua Rainha Herodíades em uma suntuosa e gigantesca carruagem dourada, conduzida por dezesseis escravos mascarados, usando figurinos negros, passando um clima de mistério e revelando toda a imponência do Rei da Galiléia.

 

Além disso, a cinematográfica cena do Fórum Romano, onde Pôncio Pilatos lava as mãos e condena Jesus à morte, será ainda mais impactante. A entrada do governador romano em seu Palácio, numa Biga Romana puxada por belos cavalos negros e brancos, foi totalmente renovada. Uma enorme passarela em pedra foi construída para dar total visibilidade à entrada do governador da Judéia em seu fórum, de forma que, no trajeto de acesso ao Palácio, toda a sua centúria estará perfilada lateralmente prestando reverência ao Procurador Romano.

 

Essas novas cenas vão enriquecer ainda mais a Paixão de Cristo, já consagrada como um mega espetáculo apresentado por 50 atores e cerca de 400 figurantes em uma cidade-teatro de 100 mil m², cercada por gigantescas muralhas de pedra de quatro metros e 70 torres de sete metros. Em seu interior, nove palcos plateia, que são réplicas dos prédios e lugarejos da Jerusalém dos tempos de Jesus, criam os cenários marcados pelo realismo e beleza plástica.

 

Já assistido por cerca de 3,8 milhões de pessoas, a encenação é uma das principais atrações turísticas do Brasil na Semana Santa. Todos os anos, o espetáculo atrai, por dia, uma média de 7 mil expectadores que acompanham a encenação como se fossem o povo de Jerusalém que acompanhava o desenrolar dos acontecimentos dos últimos dias de Jesus. São pessoas de todas as idades, vindas de vários estados do Brasil e do exterior.

 

COMO CHEGAR

 

Para o público residente em Pernambuco e estados vizinhos, existem ofertas de excursões em ônibus de turismo e vans com serviços e preços variados que podem ser encontrados no Google, Facebook, na Luck Viagens (81 3366-6222 – www.luckviagens.com.br) e outras agências de viagens. O público também pode se deslocar de automóvel até a Nova Jerusalém. A estrada que liga a cidade-teatro à capital pernambucana e ao município de Caruaru é duplicada em sua quase totalidade, oferecendo conforto o segurança para os viajantes.

 

Os turistas de qualquer parte do Brasil podem adquirir pacotes pela CVC (www.cvc.com.br). Os turistas que viajam por conta própria e se hospedam no Recife ou na paradisíaca praia de Porto de Galinhas (PE) podem adquirir o passeio para assistir ao espetáculo oferecido pela Luck Viagens (81 3366-6222 – www.luckviagens.com.br) e outras agências de viagens. O pacote inclui transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo, guia turístico e parada na famosa feira de Caruaru para conhecer o artesanato regional e saborear uma deliciosa tapioca. No Recife, o ônibus sai do aeroporto e, em Porto de Galinhas, o turista tem acesso ao transporte nos hotéis e pousadas.

 

TURISTAS EM CENA

 

Para os que buscam viver emoções mais fortes, a Pousada da Paixão, instalada dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém, oferece pacotes para os turistas que desejam não só assistir, mas também sonham em entrar em cena junto com os atores do espetáculo. São dois dias de hospedagem, nos quais os hóspedes assistem à peça no primeiro dia e, no segundo, atuam como figurantes juntamente com todo o elenco (Pousada da Paixão: 81 3732-1574 / Vivo (81) 9 8239-4764 / Tim (81) 9 9673-0815 – www.pousadadapaixao.com.br).

 

INGRESSOS

 

Os ingressos podem ser adquiridos em agências de viagens ou por meio do site oficial (www.novajerusalem.com.br). As entradas para o espetáculo custam de R$ 100,00 a R$ 140,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de crédito.

 

 

 

PEÇA ERA APRESENTADA NAS RUAS DE UMA PEQUENA VILA

 

O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém teve sua origem nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da pequena vila de Fazenda Nova, a 160 km do Recife, no período de 1951 a 1962, por iniciativa do comerciante Epaminondas Mendonça. Depois de ter lido em uma revista de variedades como os habitantes da cidade de Oberammergau, na Baviera alemã, encenavam a Paixão de Cristo, Mendonça teve a ideia de realizar um evento semelhante durante a Semana Santa a fim de atrair turistas e, assim, movimentar o comércio do lugar.

Os primeiros espetáculos da pequena vila contavam com a participação apenas de familiares e amigos dos Mendonça. Com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair atores e técnicos de teatro do Recife e a Paixão começou a ganhar fama e notoriedade em todo o estado. Fazenda Nova, vila do município do Brejo da Madre de Deus (onde aconteceram essas primeiras encenações) fica bem próxima ao local onde hoje se situa a cidade teatro de Nova Jerusalém.

A ideia de construir um teatro que fosse como que uma pequena réplica da cidade de Jerusalém para que nela ocorressem as encenações da Paixão foi de Plínio Pacheco que chegou a Fazenda Nova em 1956. Mas o plano só veio a se concretizar em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo na cidade-teatro de Nova Jerusalém. Este ano, serão 50 anos de apresentações ininterruptas dentro das muralhas, atraindo espectadores de todo o Brasil e do mundo.

O maior teatro ao ar livre do mundo é uma cidade-teatro com 100 mil metros quadrados, o que equivale a um terço da área murada da Jerusalém original, onde Jesus viveu seus últimos dias. É cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. No seu interior, nove palcos-plateias reproduzem cenários naturais, arruados e palácios além do Templo de Jerusalém, constituindo obras monumentais, concebidas por vários arquitetos e cenógrafos nordestinos e pelo gênio do seu fundador Plínio Pacheco.

 

 

Coluna

 

Jericoacoara

O município de Jijoca de Jericoacoara, fica a apenas 300 km da capital e esconde verdadeiros tesouros naturais. A Pedra Furada, um dos cartões postais mais famosos do Ceará, a praia de Tatajuba e a Duna do Pôr do Sol são alguns dos encantos da região.

 

Bonito

Gruta da Lagoa Azul, o Abismo de Anhumas e o Rio da Prata. Esses são alguns dos atrativos do maior polo de ecoturismo do Brasil. Cavernas, águas transparentes, rochas calcárias e muito verde formam o cenário encantador de Bonito. A cidade conta ainda com um leque extenso de atividades ao ar livre e impressiona turistas de todo o mundo com sua beleza.

 

Arraial do Cabo

A Prainha, o Pontal do Atalaia e a Praia do Farol são exemplos de lugares imperdíveis em Arraial do Cabo. Queridinho dos cariocas, o município fica a cerca de 3 horas de viagem do Rio de Janeiro e é conhecido como “Caribe Brasileiro”. O local dispõe de uma vida marinha diversificada e é considerado um dos melhores pontos de mergulho do país.

 

Capitólio

Com paisagens de tirar o fôlego e muito contato com a natureza que Capitólio ganha espaço no roteiro dos turistas brasileiros. O verde intocado da cidade atrai viajantes em busca de sossego, que seguem para conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra, as nascentes do Rio São Francisco, o Lago de Furnas e muito mais.

 

Caldas Novas

Caldas Novas é um verdadeiro paraíso de águas termais. O local é perfeito para quem gosta de contato com a natureza e curte um banho refrescante de cachoeira. A Lagoa de Pirapitinga, uma das principais atrações da cidade, possui águas com as temperaturas mais altas da região. A cidade ainda conta com um centro histórico riquíssimo. (Fonte Hotel Urbano)