ARACAJU/SE, 18 de abril de 2024 , 21:58:28

logoajn1

Permanecer

Permanecer [Do lat. *permanescere, incoativo de permanere.] Continuar a ser ou ficar; conservar-se; persistir, perseverar, insistir; demorar-se, ficar; continuar existindo.

A palavra permanecer aparece, no mínimo, doze vezes no texto do Evangelho de João 15:1-16. Se há uma repetição tão grande, é porque realmente Jesus quer passar uma orientação muito importante para nós.

Falando como pastor, posso dizer que esse é, de verdade, um grande desafio: permanecer. No meio cristão evangélico, quando uma pessoa toma uma decisão de aceitar a Cristo, ou seja, quando ela reconhece que é pecadora, se arrepende de seus pecados e recebe Cristo como seu único e suficiente Salvador, ela também se propõe a viver uma nova vida, pois muitas coisas que antes eram supervalorizadas passam agora por uma transformação. É como se os seus olhos abrissem e, de repente, percebessem coisas que sempre estiveram perto e não recebiam a devida atenção; mas agora passam a ser percebidas, como o próprio Deus, responsável pela nossa vida, a família, e a gente mesmo. É um momento lindo quando entendemos que muito mais importante é o que somos do que o que temos; passamos a valorizar mais o ser do que o ter, descobrimos que desse mundo não levamos nada, a não ser o peso das decisões que tomamos ou deixamos de tomar. Mas, no dizer do Senhor Jesus, no texto acima referenciado, fica claro que o maior desafio é permanecer. Quantos que vem para Jesus e não permanecem. Foi assim mesmo nos tempos bíblicos: muitos começaram seguindo Jesus, mas diante dos primeiros desafios, desapareceram. Houve uma ocasião que Jesus chegou a perguntar: “Onde estão os outros?” e responderam: “Foram embora.”

Portanto, esse continua sendo o grande desafio da fé cristã: permanecer. Mas será que esse é o desafio enfrentado apenas pela igreja ou será um desafio do homem em geral? O que temos visto hoje? Namoros que não duram muito tempo, amizades que acabam cedo, casamentos que chegam ao divórcio por motivos banais, funcionários que não vingam em seus empregos, empresas que fecham as portas no segundo ano de existência, tratamentos de saúde que nunca chegam a sua fase final… ufa, quantos exemplos de situações que não se completam, etapas que ficam pela metade. Tudo isso pela dificuldade de “permanecer”.

Por que essa dificuldade tão grande em permanecer? Acredito que seja porque os interesses das pessoas mudam o tempo todo. Muda o interesse no namoro, na amizade, no casamento, no emprego e assim por diante. Pois, consequentemente, muda também o desejo de continuar, insistir, perseverar.

Interessante, hoje quando olhamos um casal que está casado há muito tempo costumamos dizer: “Nossa, que sorte hein”. Na verdade, não foi sorte, com certeza foram pessoas que perseveraram nas dificuldades, aliás, essa será também a palavra chave dos homens de sucesso nas mais diversas áreas da vida.

Portanto gostaria de propor aqui uma forma diferente de avaliarmos nossa própria vida. Responda a essa pergunta. Você tem permanecido fiel aos seus propósitos? Com certeza a resposta à essa pergunta lhe ajudará a analisar e corrigir se for necessário.

Um abração a todos e boas férias para aqueles que ainda estão curtindo o descanso ao lado da família.