- 16/04/2018 - 15:32

Rotulação

 

Toda pessoa que busca verdadeiro crescimento na vida reconhece a necessidade de mudanças. Não se cresce sem passar por mudanças. Porém, mudar é sempre um grande desafio. Além do medo do novo, a dificuldade de mudar hábitos adquiridos ao longo da vida, o desconforto de sair de uma zona que foi criada, e existe ainda a luta contra as rotulações negativas que recebemos. Isso se torna um grande desafio a ser enfrentado por quem realmente quer crescer e, portanto, passar por mudanças.

Existe uma música gospel que ficou muito conhecida há tempos atrás. A letra diz assim: “Como Zaqueu, eu quero subir, o mais alto que eu puder…” Na verdade, essa canção fala de um personagem da Bíblia Sagrada, chamado Zaqueu. Ele era um publicano, aliás, chefe dos publicanos. Ser um publicano, ou seja, cobrador de impostos, era o mesmo que receber um rótulo de traidor, pois essa função era outorgada pelos romanos a um judeu. Então, veja! O povo judeu vivia debaixo do domínio romano e este escolhia judeus para cobrar impostos do próprio povo. Isso os fazia serem vistos como traidores. Como se não bastasse, muitos publicanos eram desonestos e cobravam impostos indevidos para se locupletarem. Um dia, Jesus estava entrando na cidade de Jericó e escolheu justamente a casa de Zaqueu para repousar. Isso foi objeto de comentários negativos, porque todos rotulavam Zaqueu como um pecador, um homem desonesto. Mas Jesus explicou que veio para os que estão doentes e não para os sãos. A presença de Jesus na casa daquele homem o incentivou a mudar e, ali mesmo, ele prometeu mudar de vida, mudar de comportamento, e ainda devolver o que havia roubado.

Aquele homem venceu os rótulos. Como é difícil mudar um rótulo, uma marca que colocaram na gente. Algumas pessoas são rotuladas como irresponsáveis; outros como desorganizados; outros, ainda, como incapazes. Muitas pessoas acabam por aceitar esses rótulos em suas vidas e desistem de mudanças, talvez acreditando que essas situações sejam definitivas e até imutáveis. Quando Jesus escolheu justamente a casa daquele homem para repousar, estava dando uma lição, e a lição é essa: “Eu acredito em você, acredito que possa mudar, acredito que possa ser melhor, acredito que possa crescer”.

Acredite, você também, nessa verdade. Não aceite os rótulos negativos que colocaram em você. Mas também entenda que essa mudança não se dá apenas por palavras, apenas retrucando as pessoas, mas sim, com novas atitudes, novos comportamentos. Fazendo assim, você alcançará os propósitos estabelecidos para sua vida, que são de sucesso, de vitória.
Um forte abraço e que Jesus lhe abençoe nas suas mudanças para melhor.