ASSEMBLEIA LEGISLATIVA - 08/10/2018 - 17:26

Veja o possível cenário das bancadas de situação e oposição em 2019

Foto: Divulgação

Da redação, AJN1

Nesse domingo (7), foram escolhidos os 24 deputados que irão representar os sergipanos pelos próximos quatro anos na Assembleia Legislativa (Alese). Desses, 12 jamais exerceram mandatos na Alese, enquanto a outra dúzia é velha conhecida dos eleitores.

Mas como fica a composição partidária, levando em consideração um possível governo de Belivaldo Chagas (PSD) ou Valadares Filho (PSB), que se enfrentarão no segundo turno, a ser realizado em 28 de outubro?

A AJN1 fez a separação dos partidos que hipoteticamente irão apoiar o futuro governador do Estado. Caso Belivaldo saia vitorioso, ele iria encontrar uma Assembleia com 13 deputados – a maioria, de formação conservadora -, fazendo oposição ao seu governo.

Os outros 11 parlamentares eleitos, de esquerda, fazem parte de sua atual base aliada. Portanto, a maioria que Belivaldo tem hoje, sob a batuta do presidente da Casa, Luciano Bispo, seria pulverizada e seu governo encontraria dificuldades no Parlamento.

Consequentemente, Valadares Filho, caso venha a ser eleito, teria a maioria a seu favor e poderia governar com mais tranquilidade para enviar e aprovar Projetos de Lei.

Vale lembrar que a coligação da campanha de Belivaldo tem os partidos: PP, MDB, DC, PCdoB, PSD, PT e PHS e Valadares: PSB, PDT, PPL, PTB, PROS e PRP.

Possível base aliada de Belivaldo

Maisa Mitidieri – PSD
Jeferson Andrade – PSD
Luciano Bispo – MDB
Zezinho Guimarães – MDB
Iran Barbosa – PT
Zezinho Sobral – Podemos
Francisco Gualberto – PT
Garibalde Mendonça – MDB
Adailton Martins – PSD
Gorei Reis – PSD
Diná Almeida – Podemos

Possível base aliada de Valadares Filho

Talysson de Valmir – PR
Gilmar Carvalho – PSC
Ibrain Monteiro – PSC
Dr. Vanderbal – PSC
Janier Mota – PR
Georgeo Passos – Rede
Maria Mendonça – PSDB
Dilson de Agripino – PPS
Kitty Lima – Rede
Luciano Pimentel – PSB
Capitão Samuel – PSC
Rodrigo Valadares – PTB
Dr. Samuel Carvalho – PPS