O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dilermando Garcia Ribeiro Júnior, disse nesta quarta-feira (18), que conseguiu deixar Israel. Ele estava em um bunker, um abrigo contra ataques aéreos, desde a última semana após Israel bombardear a capital do Irã, Teerã.
“Conseguimos, Graças a Deus, sair hoje pela manhã de Israel juntamente com mais 22 brasileiros que estavam em Tel Aviv. Nós viemos para a Jordânia de transporte terrestre. Foi muito tranquilo, deu tudo certo. Fomos recebidos na fronteira pela Embaixada Brasileira na Jordânia e estamos muito bem alojados”, explicou.
Segundo ele, a previsão é que o grupo inicie a viagem de volta ao Brasil na próxima sexta-feira (20), quando viajam para o Catar e de lá para São Paulo. A chegada em Aracaju deve acontecer no sábado. Um grupo de autoridades já retornou ao país.
Dilermando estava em em Israel, a convite do governo local, junto com uma comitiva de representantes de várias cidades brasileiras para um evento internacional voltado ao desenvolvimento econômico e à inovação.
O secretário chegou a Israel no dia 10 de junho e estava na cidade de Kfar Saba, na região central de Israel. A princípio, a viagem se encerraria no dia 20.
O ataque de Israel ao Irã
O conflito direto entre Israel e Irã começou na última sexta-feira (13) e já deixou mais de 240 mortos, segundo balanços oficiais de instituições independentes indicam que o número pode ser maior.
Em retaliação, o Irã lançou mísseis balísticos contra Israel, ferindo dezenas de pessoas. Aiatolá iraniano, Ali Khamenei, afirmou que Israel provocou uma guerra e cometeu um ‘grande erro’.
Fonte: G1