ARACAJU/SE, 9 de outubro de 2024 , 11:10:53

logoajn1

Saiba quais são os símbolos do Sistema Solar, de acordo com a Nasa

 

Nem todo mundo sabe, mas os astrônomos usam símbolos para reconhecer os principais objetos celestes do Sistema Solar, como os planetas, a Lua e o Sol. Esses ícones, juntamente com as constelações zodiacais, foram desenvolvidos para uso tanto na astronomia quanto na astrologia, explica a Nasa (agência espacial norte-americana) em seu site.

Eles são desenhos gráficos simples, mas criados com base em uma explicação específica. Muitos deles se referem aos deuses que deram nomes aos planetas ou a características distintas dos corpos celestes em questão.

Os símbolos do Sistema Solar

Existem diferentes símbolos para representar os corpos celestes do Sistema Solar. De acordo com a descrição da Nasa, veja quais são os mais conhecidos e suas características:

– Sol: consiste em um escudo com um círculo em seu interior. Acredita-se que esse círculo possa significar uma mancha solar, de acordo com a agência espacial norte-americana.

– Mercúrio: representa a cabeça e o chapéu alado de Mercúrio, o deus romano do comércio e da comunicação, na forma de um bastão.

– Vênus: é um símbolo gráfico semelhante ao de Mercúrio. Acredita-se que seja uma representação estilizada do espelho de mão da deusa romana do amor de mesmo nome, a Vênus.

– Terra: o símbolo que representa o nosso planeta mostra um círculo dividido em quatro partes por linhas meridianas, mostrando os quatro pontos cardeais, como descreve a agência espacial.

– Lua: no caso do satélite da Terra, o ícone escolhido é o de uma meia lua e representa a Lua crescente.

– Marte: a representação pictórica consiste em um círculo com uma seta no canto superior direito. De acordo com a Nasa, ela representa o escudo e a lança do deus romano da guerra. É também o símbolo masculino.

– Júpiter: possivelmente um hieróglifo para a águia, o pássaro do deus romano Júpiter, ou a letra inicial de seu deus equivalente grego, Zeus, com uma linha desenhada através dela para indicar sua abreviação.

– Saturno: pode ser uma foice antiga, pois Saturno era o deus romano da agricultura e do tempo.

– Urano: o ícone do sétimo planeta do Sistema Solar consiste em um círculo com um ponto no meio e uma seta projetada para cima. “Ele é representado por dispositivos combinados que indicam o Sol mais a lança de Marte, pois Urano era a personificação do céu na mitologia grega, dominado pela luz do Sol e pelo poder de Marte”, explica a Nasa.

– Netuno: no caso de Netuno, o símbolo que o representa é o tridente de Netuno, o deus romano do mar e dos oceanos.

– Plutão: o planeta-anão tem um monograma (um conjunto de letras que representa um nome abreviado) composto por P e L, as letras iniciais do objeto celeste e também de Percival Lowell, o astrônomo norte-americano que previu a descoberta de Plutão.

Como a Nasa aponta, a União Astronômica Internacional (IAU) – a organização científica responsável por nomear objetos no espaço – desaconselha o uso de símbolos como esses em publicações científicas.

Fonte: National Geographic Brasil

Você pode querer ler também