Na próxima terça-feira, 26, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio da Biblioteca Municipal Clodomir Silva, promoverá palestra sobre a vida e a obra do escritor português Fernando Pessoa. A palestra, que é aberta ao público, será proferida pela pesquisadora Maria Lúcia Dal Farra, a partir das 17h, no auditório da própria biblioteca.
A palestra faz parte da programação em comemoração aos 55 anos de existência da unidade, que inclui ainda o Literaturação, o lançamento do filme sobre a vida do Patrono, ciclos de estudos e contação de histórias. A palestra, que tem como tema ‘As cartas de Fernando Pessoa’, terá destaque à correspondência amorosa trocada entre o escritor e outras pessoas.
Segundo Maruze Reis, coordenadora literária da unidade, a palestra tem como intuito trazer para o público detalhes da vida do escritor, ressaltando ainda aspectos da época, a exemplo de vestes, comportamento e costumes. “Pelo título da palestra se percebe que o destaque será sobre a correspondência amorosa, mas muitos outros aspectos relevantes também serão abordados. A ideia é fazer com que o público se aproxime de Fernando Pessoa através de outro olhar”, falou.
Maruze destaca ainda a participação da pesquisadora Dal Farra. Referência nos estudos sobre Fernando Pessoa, a pesquisadora também é autora de dezenas de livros. “Nós traremos para o público, não só um autor maravilhoso, mas também uma professora que tem uma bagagem literária invejável”, completou.
A Palestrante
Maria Lúcia Dal Farra é titular concursada (1992) de literatura portuguesa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde foi Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (1996). Defendeu mestrado (1973) e doutorado (1979) na USP (onde foi professora) e obteve grau de MS-4 RDIDP (livre-docência) em literatura comparada na UNICAMP (1987, onde foi professora). Fez parte da equipe pioneira de Antonio Candido para a fundação do Depto de Teoria Literária e do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (1975) e foi professora em Berkeley (Universidade da Califórnia, 2002). Tem pós-doutorado pela École Pratique des Hautes Études de Paris (1981) e pela Universidade de Lisboa (1985).
A Biblioteca
Localizada no bairro Siqueira Campos, a Biblioteca Clodomir Silva é considerada, não somente um pólo de leitura e ampliação de conhecimento, mas um local onde a cultura tem espaço reservado. Durante todo o ano, atividades lúdicas, o incentivo à leitura, mostras de filmes, debates literários e projetos de cunho cultural são desenvolvidos gratuitamente. Além disso, a população conta com sala de leitura, onde jornais e livros e a própria literatura de cordel podem ser acessadas a custo zero.
Fonte: Funcaju