ARACAJU/SE, 14 de julho de 2024 , 22:19:42

logoajn1

Espaço Cultural ‘Zé Peixe’ será inaugurado nesta terça-feira,19

A partir desta terça-feira,19, turistas e sergipanos poderão mergulhar na vida e história do prático mais famoso de Sergipe. Na data, enfim, será inaugurado o espaço cultural ‘Zé Peixe’, que não poderia ter como sede um endereço melhor: Em frente ao rio Sergipe, habitat do lendário Zé Peixe, e, agora, casa de sua história.

 

O espaço cultural foi construído no local onde funcionava o antigo terminal Hidroviário e durou cerca de dois anos para ser concluído. O local possui dois pavimentos, um superior e um inferior e conta com lojas de artesanato, espaço de contemplação ao rio, restaurantes e lanchonetes. Peças que fizeram parte do dia a dia do prático, além de fotografias fazem parte da composição do cenário e ajudam a contar a história de Zé Peixe.   

 

Zé Peixe

 

José Martins Ribeiro Nunes, nasceu em 5 de janeiro de 1927 e aos 14 anos começou na profissão de ‘prático com marinheiros’ da Capitania dos Portos de Sergipe. Permaneceu sendo chamado pelo nome de batismo até meados de 1938, quando o então o Capitão-de-Corveta da Capitania dos Portos de Sergipe, Aldo Sá Brito de Souza, lhe deu a alcunha definitiva: “Zé Peixe”.

 

A desenvoltura do prático chamava a atenção de todos nos portos por onde passou, com apenas 1,60 de altura, e exíguos 50kg, era capaz de nadar 13 quilômetros orientando navios e outras embarcações na saída e chegada ao porto, para que o trajeto fosse feito em segurança.A aposentadoria só veio em 2009, já aos 82 anos de idade, quando já enfermo solicitou a Marinha o afastamento definitivo da praticagem.  Três anos depois, em abril de 2012, falecia José Martins Ribeiro, o eterno Zé Peixe.

 

Você pode querer ler também