ARACAJU/SE, 18 de julho de 2024 , 11:03:20

logoajn1

Instituto Banese realiza o ‘Agosto Mês das Culturas da Gente 2016’

Qualquer época do ano é tempo de celebrar a cultura popular, mas o mês de agosto ficou reservado para homenagens mais calorosas a essa mistura de tradições que manifesta os saberes, as crenças e as lendas de um povo. Com o dia 22 de agosto denominado de Dia do Folclore, o Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda estende a celebração por todo o mês nesse espaço onde a cultura popular sergipana e suas diversas manifestações são pontos fortes das instalações em multimídia, conectado o sergipano com a sua cultura e acima de tudo o inspirando e o enchendo de orgulho.

 

Realizado pelo Instituto Banese e o Governo de Sergipe, através do Museu da Gente Sergipana, o ‘Agosto Mês das Culturas da Gente 2016’ acontece de 5 a 27 de agosto, todas as sextas-feiras e no sábado, dia 27. O objetivo é difundir e valorizar as expressões populares tradicionais e suas releituras e reinvenções, de modo a fortalecer o Museu da Gente Sergipana como um equipamento cultural dinâmico, que recebe grupos artísticos e culturais e dá oportunidades ao público de experimentar e ter contato com as culturas da gente sergipana.

 

Dessa forma, as atividades envolvem não apenas tradições populares, mas também criações artísticas nelas inspiradas, a exemplo de exibição de documentários, oficinas, lançamento de linha de produtos, passeio cultural, além de ações educativas realizadas pelos educadores do MGS baseadas no conjunto de expressões e estudos das criações culturais coletivas e individuais que fazem parte deste universo e que vem se transformando através do contato entre culturas.

 

Para iniciar essa programação especial, no dia 5, às 14h, acontece o Cinema no Museu, com a exibição dos documentários ‘Conversa com Cascudo’, de Walter Lima Jr., e ‘Nadir da Mussuca’, produção sergipana de Alexandra Dumas, ambos com classificação livre.

 

As ações educativas, que acontecerão de 02 a 25 de agosto, às terças, quartas e quintas (10h e 15h), incluem as atividades ‘O que pesco com meu Jereré’, ‘Caça Tesouro’, ‘Cata Lendas’, ‘Aprender – Cultura Sergipana’. Para participar das ações é necessário agendar através do telefone (79) 3218-1551. Esse contato também serve para obter mais informações sobre toda a programação, que será totalmente gratuita, exceto o passeio cultural. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju – SE.

 

Confira a programação:

 

Dia 05 (Sexta-feira)
14h – Cinema no Museu: ‘Conversa com Cascudo’, de Walter Lima Jr., e ‘Nadir da Mussuca’, de Alexandra Dumas. (Classificação Livre)
18h – Apresentação do Grupo PercusSE (Grupo de Percussão do Conservatório de Música de Sergipe)

 

Dia 12 (Sexta-feira)
14h- Cinema no Museu: ‘Tarja Branca’, de Cacau Rhoden. (Classificação Livre)
15h às 18h – Lançamento da Linha de Produtos do Coletivo Japaratuba em Rede
16h – Oficina de Brincadeiras Populares, com a Proª. Jussara Roda e alunos do Curso de Dança da UFS.
17h – Apresentação cultural: São João na Roça e Zabumbadores do Mestre Adão (Japaratuba).

 

Dia 19 (Sexta-feira)
18h – Cinema no Museu: ‘Conversa com Cascudo’, de Walter Lima Jr., e ‘Nadir da Mussuca’, de Alexandra Dumas. (Classificação Livre)
– Roda de Samba de Pareia da Mussuca

 

Dia 26 (Sexta-feira)
15h – Brincadeira no museu, com a Batucada Pisa Pólvora, de Estância.

 

Dia 27 (Sábado) 
Passeio Laranjeiras Cultura Viva
Saída: 13h30  Retorno: 17h
Valor: R$ 40,00
Reservas para o passeio: (79) 3042-1994

 

Fonte: ASN

Você pode querer ler também