Incentivar o desenvolvimento da produção agropecuária na região Nordeste, por meio da desburocratização do acesso ao crédito para o segmento. É com este objetivo que o Banco do Nordeste lança o Cartão BNB Agro. O novo produto será apresentado ao público pelo presidente da instituição, Marcos Holanda, na manhã desta sexta-feira (14), em evento que reunirá produtores e autoridades na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, importante polo do agronegócio nordestino, situado no oeste da Bahia.
O cartão, que não cobra anuidade, de caráter rotativo, permitirá o financiamento para aquisição de máquinas, equipamentos e veículos com o FNE – Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste em até 72 meses, com prestações anuais e direito a bônus de adimplência de 15% sobre os juros do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), em caso de pagamento em dia.
Com o novo produto será possível realizar contratações no âmbito das linhas de longo prazo do FNE. Acessível a um amplo público, que vai desde mini produtores a produtores rurais de grande porte, o Cartão BNB Agro dispõe de limite de crédito rotativo de até R$ 1 milhão, com taxas de juros anual que variam de 7,65% a 10%, de acordo com o porte do cliente.
Entre os diferenciais do produto estão a possibilidade de utilização dos bens adquiridos como garantia da operação, diversidade e flexibilidade na escolha dos fornecedores, praticidade na realização das compras online, com a segurança de um token exclusivo para cada transação.
Atuação
O Banco do Nordeste possui, atualmente, em sua carteira de clientes 1,6 milhões de produtores rurais atendidos com recursos do FNE, inclusive agricultores familiares.
Para dinamizar estas operações, o Banco criou o Cartão BNB Agro e escolheu o município de Luís Eduardo Magalhães, celeiro produtivo do Oeste baiano para apresentar o novo produto.
FNE
Operacionalizado pelo Banco do Nordeste, o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) foi criado em 1988 como instrumento de política pública federal que objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste.
Provido de recursos federais, o FNE financia investimentos de longo prazo e, complementarmente, capital de giro ou custeio. Além dos setores agropecuário, industrial e agroindustrial, também são contemplados com financiamentos os setores de turismo, comércio, serviços, cultural e infraestrutura.
Fonte: Ascom BNB