ARACAJU/SE, 3 de outubro de 2024 , 23:17:38

logoajn1

BNB entrega premiação a empreendedores e produtores

A Superintendência Estadual do Banco do Nordeste realizou, nesta sexta-feira (26), a cerimônia de entrega do XII Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito e do IV Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar. Promovida no auditório da Superintendência, a solenidade reconheceu as histórias de sucesso de sete clientes do Agroamigo, Crediamigo (programas de microcrédito rural e urbano) e Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

 

O vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Robson Pereira, parabenizou o trabalho. “Dar essa força aos microempresários é uma forma de mostrar a eles que podem ir muito mais longe; é acreditar no estado e no nosso país”, afirmou.

 

O produtor rural Arnaldo Marcelino de Almeida, vencedor do Prêmio de Agricultura Familiar, é destaque na produção de milho e leite em Nossa Senhora da Glória. Parte do milho é destinada ao mercado local e o leite tem sido comercializado a fábricas de laticínios. “Fiquei muito orgulhoso de ser premiado, de muita gente reconhecer o lado do produtor”, celebrou o agricultor.

 

Contemplada com o Prêmio de Microcrédito Urbano, a empreendedora Josimeire de Alcântara abriu uma pequena loja na cidade de Carira, para comercializar roupas e cosméticos, que são vendidos também a cidades vizinhas. “Não esperava esse prêmio, essa ótima oportunidade. Comecei do zero e pretendo crescer muito mais, com a ajuda do Crediamigo”, comemorou a empresária.

 

Uma das ganhadoras do Prêmio de Microcrédito Rural, a produtora Maria Barbosa atua de forma criativa com a criação de aves, bovinos e suínos, além de produzir ração. “Sempre trabalhei muito para chegar aonde queria e para ser reconhecida”, disse a agricultora.

 

Segundo o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento, "a premiação dos clientes que mais se destacaram nesses segmentos é uma forma de reconhecer e estimular iniciativas empreendedoras de sucesso".

 

Escolha

 

A seleção envolveu clientes no âmbito do microcrédito de todo o território sergipano. Os sete agricultores e pequenos comerciantes premiados vêm de Carira, Moita Bonita, Neópolis, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Riachão dos Dantas e Simão Dias. Eles foram escolhidos com a ajuda de um júri composto por representantes de instituições empresariais, universidades, imprensa, entidades representativas de classe e órgãos públicos – estaduais e municipais – ligados ao campo e à assistência social.

 

O XII Prêmio de Microcrédito contemplou, em Sergipe, as categorias subsistência, acumulação simples e acumulação ampliada do Crediamigo – voltadas para a área urbana – e agroindústria, agropecuária e não agropecuária do Agroamigo – voltadas para a zona rural. Já o IV Prêmio de Agricultura Familiar contemplou a categoria agropecuária.

 

Fonte: Ascom Banco do Nordeste

Você pode querer ler também