A conta de energia traz uma série de informações úteis, mas na correria do dia a dia podem passar despercebidas. Você sabia que é possível analisar o consumo dos últimos 12 meses e verificar como evitar gastos extras? Esses e outros dados estão na fatura da Energisa Sergipe. É possível entender facilmente a composição do pagamento da tarifa e, assim, saber para onde o seu dinheiro está indo. Com o objetivo de conscientizar o cliente, a concessionária também fornece informações valiosas para o consumo eficiente. O primeiro passo é entender saber como funciona o sistema nacional de energia no país. Em seguida, é preciso compreender os fatores que integram a tarifa.
O sistema de energia
De forma simples, é possível separar o sistema de energia em três etapas básicas: a geração da energia, a transmissão dessa energia para as cidades e, por último, a sua distribuição que chega nas unidades consumidoras, incluindo residências e estabelecimentos comerciais ou industriais. Cada unidade consumidora é identificada por um código específico que o cliente deve conferir na conta, bem como nome e sobrenome (no caso de residências) ou informações empresariais (no caso de estabelecimentos comerciais), além de endereço completo. Essas são informações importantes para o cliente checar se está pagando a fatura correta e também para quando precisar entrar em contato com a distribuidora.
As concessionárias, como a Energisa, são responsáveis por distribuir a eletricidade das subestações até as unidades consumidoras. São elas que também arrecadam os custos de todo esse processo, por meio da conta de luz, e repassam às empresas que fazem parte desse sistema. Todas essas transações com geração e transmissão são consideradas na composição da tarifa. O preço da tarifa varia de concessionária para concessionária e é definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelece as regras e fiscaliza o setor elétrico no Brasil. O valor de cada etapa é definido pela Aneel com base em leis e regulamentos federais e contêm custos que não são de responsabilidade da Energisa, como impostos, encargos setoriais, custos de geração e de transmissão de energia. Os detalhes dessa divisão podem ser acompanhados direto na conta.
No detalhamento acima pode-se observar que apenas cerca de 20% do valor total da conta é repassado para a Energisa. Ou seja, de cada R$ 100 pagos pelo cliente, R$ 24 ficam com a Energisa. Com esse valor a empresa distribui energia a todos os clientes, paga funcionários, fornecedores e prestadores de serviço, renova e faz a manutenção da sua frota, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, garantindo o atendimento 24 horas e sete dias por semana, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados. Os 76% restantes vão para o pagamento de encargos e impostos e para outras empresas que operam no sistema que leva a energia até a sua casa (como as geradoras e as transmissoras de energia). “É importante que a gente leia corretamente a conta de luz e entenda pelo que está pagando. Infelizmente não temos essa cultura em nosso país em geral. São poucos os clientes que buscam entender pelo que pagam exatamente. Antes eu achava que pagava um valor alto para a Energisa, mas percebi que a maior parcela do meu pagamento não vai para a distribuidora”, conta Ana Paula Caldas, jornalista de 57 anos e moradora de Aracajú.
Mudança no formato da conta
A jornalista observa que o novo formato da conta facilitou a leitura. A mudança promovida pela Energisa Sergipe foi feita quando a fatura foi transformada em boleto bancário. Um dos destaques foi a comunicação dos débitos. O cliente visualiza a informação logo que abre a conta e, assim, sabe rapidamente se precisa regularizar sua situação para evitar o corte de energia.
O consumo em detalhes
Outro ponto relevante são os dados sobre o consumo mensal e diário. Essas informações possibilitam que o cliente faça um comparativo da média de energia consumida em relação aos últimos doze meses e verifique se está utilizando mais ou menos energia no dia a dia. “Só de ler o consumo em quilowatts e comparar com os meses anteriores o cliente já consegue analisar seu consumo e pode reavaliar os hábitos diários em busca de uso consciente e economia. Mas é importante ele analisar a quantidade de dias faturados, pois o período de leitura pode variar entre 27 e 33 dias. Essa informação também está disponível na conta”, explica Wellington Aranha, Gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sergipe.
Demais informações úteis
Os direitos e deveres do cliente também estão explicados na conta. É fundamental conhecê-los, como por exemplo a compensação prevista para casos de interrupções. A conta traz ainda os canais de atendimento disponíveis para agilizar o contato do cliente.