ARACAJU/SE, 18 de julho de 2024 , 9:18:26

logoajn1

Alunos e professores de licenciatura da UFS e IFS temem possíveis cortes de bolsas 

Alunos e professores dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (14), na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, contra uma possível reformulação do Programa Institucional de Bolsa e de Iniciação à Docência (Pibid), que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.
 

Os manifestantes temem que os constantes cortes na verba da Educação respiguem no programa e em bolsas. “Devido ao que está ocorrendo em nosso país, com essa crise financeira, tememos que excluam esse programa e cortem as bolsas, que nos ajudam e nos prepraram como futuros professores”, disse o aluno Gabriel Santana. 
 

O Pibid foi implantado na UFS há oito anos e tem 1,5 mil alunos. São estudantes de 23 cursos de licenciatura espalhados nos campi São Cristóvão, Laranjeiras e Itabaiana. No IFS, cerca de 50 alunos são beneficiados. Os bolsistas também recebem uma ajuda de custo no valor de R$400.  
 

Você pode querer ler também