SEED promove oficina de Produção de Audiovisual

 

Alunos e professores do Colégio Estadual Silvio Romero, unidade de ensino localizada no município de Lagarto, participam até o sábado (21) da Oficina de Produção Audiovisual, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, através da Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE/SEDH/SEED). A ação teve início na terça-feira (17), nos turnos da manhã e tarde. Na próxima semana,a oficina será realizada no Colégio Estadual Professor Leão Magno Brasil, em Nossa Senhora do Socorro.

A oficina ministrada em laboratórios de informática das escolas tem como objetivo estimular os 25 participantes, dentre eles, alunos e professores, à utilização dos recursos tecnológicos, a exemplo do celular, computador e tablete, como ferramentas pedagógicas em sala de aula. Com carga horária de 24 horas, sendo 20 horas presenciais e quatro horas à distância, o tema abordado é “Criando e Recriando Possibilidades”.

De acordo com Izabel Santos, são passadas noções de fotografia e filmagem para que os estudantes desenvolvam trabalhos. Outro tema abordado é “Crimes Cibernéticos”. “Com isso a gente trabalha o protagonismo juvenil e descobre muitos talentos com o uso do celular de forma mais pedagógica e educativa. Os alunos usam o celular em sala de aula, ficam muito tempo em redes sociais. Com essa oficina eles passam a ter uma outra visão sobre o uso do aparelho”, explicou a técnica pedagógica Izabel Maria Santos.

Oficina

Durante a oficina de Audiovisual, os participantes são envolvidos em atividades que permitem a produção de um vídeo através da sincronia do som com a imagem, vídeo clip, animação, ficção, elaboração de roteiro, utilizando dos recursos do Movie Maker e aplicativos dos celulares. Eles aprendem também noções de planos e ângulos, técnicas de filmagem e edição.

Ao final da Oficina, os participantes produzem vídeos temáticos relacionados ao tema Direitos Humanos, que podem ser: publicitário, tutorial, telejornal, humorístico, vídeo clip entre outros.

Fonte: SEED