A história dos Jogos Olímpicos remonta há tempos distantes, já que surgiu há cerca de 3 mil anos na Grécia Antiga. E mesmo tantos e tantos séculos depois, alguns esportes clássicos seguem sendo disputados na Olimpíada moderna, como na atual edição de Paris 2024.
São esportes que venceram o tempo, se popularizaram e ganharam o gosto de atletas profissionais e amadores e de muitas pessoas que praticam livremente, sem buscar medalhas ou troféus. Muita gente corre ou pratica boxe como atividade física regular e nem imagina que esses são, na verdade, esportes históricos milenares.
Vejam quais são esses esportes olímpicos que surgiram lá em Olímpia, na Grécia, realizadas de 776 a.C. até 393 d.C, segundo o site da World History Encyclopedia (plataforma de conhecimento sobre história), e que atualmente seguem praticados fazendo parte dos Jogos Olímpicos modernos.
Corrida, um dos esportes mais antigos do mundo
A corrida fazia parte das primeiras competições olímpicas praticadas na Grécia antiga. A atividade física fazia parte da educação e da cultura grega, já que para eles era importante ter um corpo saudável e manter o espírito competitivo, como explica a enciclopédia de história.
A atividade se encaixava perfeitamente nesse objetivo, além de ser uma prática simples, que não requer equipamentos específicos. Caiu nas graças dos gregos da Antiguidade, mas também das pessoas de todo mundo ao longo dos séculos – tanto que segue hoje em dia como uma prática muito popular como atividade física, com homens e mulheres correndo de forma amadora pelas ruas, parques, participando de corridas e maratonas.
A corrida traz vários benefícios à saúde comprovados, como mostra um artigo recente da National Geographic. Ela é, até hoje, um esporte olímpico do Atletismo, com diferentes modalidades, tais como as corridas de velocidade de 100, 200 e 400 m rasos; as corridas com barreiras (em competições de 100, 110, 400 e 3 mil metros); as corridas de meia distância de 800 a 1.500 metros; as corridas de longa distância de 5 mil e 10 mil metros; a maratona de 42 km e as corridas de revezamento 4×100 e 4×400 metros, como detalha o site oficial dos Jogos Olímpicos modernos.
Luta livre e boxe: praticados até antes de guerras
Os diferentes tipos de lutas fazem parte das práticas esportivas da Antiguidade, até como treinamento para guerras – comuns na época. Com o início das competições em Olímpia, em 776 a.C., uma das primeiras modalidades olímpicas disputadas era a luta livre.
Só que, além de ser um combate olímpico dos gregos antigos, a luta livre leva o título como o esporte mais antigo da humanidade, como afirma a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido). Isso porque existem registros em pinturas rupestres em Lascaux, na França, que datam de mais de 15 mil anos atrás, retratando lutadores.
A Britannica afirma que a luta livre provavelmente teve origem no combate corpo a corpo que levava um dos lutadores à morte. Há também obras de arte de 3 mil a.C. que retratam a luta de cinturão na Babilônia e no Egito, e o poema sumério Epopéia de Gilgamesh tem uma descrição dessa luta.
O boxe também é uma das lutas que faziam parte dos Jogos Olímpicos da Antiguidade na Grécia, com registros de iniciarem em cerca de 688 a.C. Até os dias atuais, o boxe faz parte das Olimpíadas modernas, sendo um esporte competido em diversas categorias (de acordo com o peso) por homens e mulheres, como explica o site oficial dos jogos.
Lançamento de dardo e de disco: entre os primeiros praticados
Os lançamentos de dardo e de disco são esportes olímpicos que seguem vivos através dos tempos. Praticado desde as primeiras edições históricas na Grécia Antiga, quando fazia parte de um dos cinco esportes do “pentatlo” (uma competição que reunia salto em distância, lançamento de dardo, lançamento de disco, corrida e luta livre).
Presente nos Jogos Olímpicos modernos, atualmente o lançamento de dardo e o lançamento de disco são realizados por homens e mulheres e são esportes que fazem parte das provas de Atletismo.
Salto em distância, praticado há séculos
O salto em distância é um esporte que desde as provas realizadas na antiga Grécia era realizado, fazendo parte desde cerca de 708 a.C., segundo a Britannica. É uma prova de Atletismo que consiste em um grande salto horizontal em distância.
De acordo com a Britannica, nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, o salto em distância era realizado tanto em pé quanto correndo, como eventos separados. Os jogos modernos incluíram a prova, porém sempre com o atleta correndo antes de saltar. O saltador geralmente começa sua corrida de aproximação a cerca de 30 metros da prancha de decolagem e acelera para atingir a velocidade máxima para saltar.
O norte-americano Jesse Owens foi um atleta que entrou na história das Olimpíadas por competir em salto em distância na polêmica edição de 1936, em Berlim, na Alemanha, durante o nazismo. As mulheres só passaram a competir na modalidade em nos jogos de 1948, conta a enciclopédia.
Fonte: National Geographic Brasil