Digna de uma final de Copa do Brasil, a partida entre Santos e Palmeiras, nesta quarta-feira (25), na Vila Belmiro, começou eletrizante. Nos primeiros minutos, do lado do time da casa, pênalti perdido por Gabriel. Logo na sequência, o Alviverde perdeu um de seus principais jogadores, Gabriel Jesus, que deixou o campo chorando após machucar o ombro esquerdo. Superior durante os 90 minutos do primeiro jogo desta decisão, o Santos garantiu um resultado positivo: vitória por 1 a 0.
A grande final da competição será na próxima quarta-feira (2), às 22h, no Allianz Parque. O Santos joga com a vantagem do empate para ser campeão. O Palmeiras precisa vencer por dois gols de diferença e, se devolver o placar ao time santista, a decisão irá para os pênaltis.
O jogo
Disputando uma final história na Copa do Brasil – a primeira entre times paulistas –, Santos e Palmeiras testaram os corações dos torcedores desde o início da partida. Aos quatro minutos de jogo, Arouca puxou Ricardo Oliveira dentro da área e o árbitro marcou o pênalti. Gabriel foi para a cobrança e mandou um chute forte no canto esquerdo de Fernando Prass, mas a bola explodiu na trave. Era a chance do Santos abrir o placar. Na sequência, Gabriel Jesus foi cortado pela zaga santista e caiu de mau jeito por cima do ombro esquerdo. Com muitas dores, o atacante do Palmeiras deixou o campo chorando e deu lugar a Kelvin.
Com a baixa de um de seus principais jogadores, o Palmeiras viu o Santos dominar o jogo e criar as melhores chances de gol. Em uma delas, Zeca fez ótima jogada pela esquerda, se livrou do marcador e chutou forte para boa defesa de Prass. Em outra boa oportunidade santista, Lucas Lima escapou da marcação e deixou a sobra para Gabriel, que quase se redimiu pelo pênalti perdido chutando a bola por cima do gol palmeirense. Perto do fim do primeiro tempo, Victor Ferraz cruzou na pequena área e Ricardo Oliveira obrigou Fernando Prass a fazer um milagre para evitar o gol do Santos.
Os times voltaram para o segundo tempo debaixo de chuva, o que não fez o jogo esfriar. Aos dois minutos, Lucas Lima deu ótimo passe para Gabriel, que dominou, virou e bateu. Fernando Prass, principal destaque do Palmeiras na partida, saiu e fez boa defesa. Apesar de muita movimentação, os times não criaram muito e, as poucas finalizações, não tiveram sucesso.
Em dívida com a torcida após o pênalti perdido, Gabigol se redimiu aos 33 minutos. O atacante recebeu de Ricardo Oliveira na ponta da área, cortou o volante Amaral e ficou na cara do goleiro Fernando Prass. Com categoria, o camisa 10 chutou no canto esquerdo do gol e garantiu a vitória do Santos por 1 a 0.