ARACAJU/SE, 6 de outubro de 2024 , 17:20:45

logoajn1

Café da manhã marca lançamento do XIII Simpósio de Recursos Hídricos

Foi lançado nesta quinta-feira, 27, durante café da manhã com a imprensa no auditório da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), o XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de novembro, no Hotel Radisson, em Aracaju. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh).

 

O lançamento do XIII Simpósio contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Olivier Chagas, do presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Vladimir Caramori Borges de Souza, e do o presidente da Comissão Organizadora Local, Ailton Francisco da Rocha, que esclareceram todos os detalhes do evento, considerado o mais importante do Nordeste e que terá como temática “Governança da Água – Desafio para Integração do Nordeste no Presente e Futuro”.

 

Para Olivier Chagas, com a realização do Simpósio, Aracaju vai virar a capital da discussão sobre recursos hídricos. “É um dos eventos mais importantes que acontecem este ano e um assunto relevante e atual. A água é algo que a gente precisa cuidar com urgência e atenção, com planejamento para que esse bem fundamental para a vida humana nunca acabe. O evento tem mais de 300 trabalhos inscritos para serem apresentados por professores e cientistas daqui do Nordeste e de todo o país”, lembra o secretário.

 

Olivier ainda demonstrou preocupação com a escassez hídrica que castiga os nordestinos e o Simpósio, segundo ele, vai contribuir com a gestão de recursos hídricos. “Nós, nordestinos, enfrentamos há anos os problemas com a seca. O homem, ao longo da história, vem degradando os mananciais, poluindo rios e nós precisamos cuidar dos recursos hídricos. A natureza, se a gente der condições, ela se revigora. Trazer essa discussão para o Estado é muito importante, principalmente para o nosso maior manancial: o Rio São Francisco, que vem passando por uma crise terrível”, disse.

 

O presidente da ABRH, Vladimir Souza, ratificou as palavras do secretário, elogiou os esforços e a atuação da superintendência de Recursos Hídricos de Sergipe e garantiu que o XIII Simpósio será um verdadeiro sucesso.

 

“No Nordeste, estamos vivendo uma escassez de água terrível desde 2012, e a temática do simpósio deste ano permite um profundo aprendizado para melhor nossa condição de abastecimento em todos os setores. O evento vai permitir que a gente traga para a discussão as dificuldades que estão sendo enfrentadas na questão de gestão dos recursos e também das tecnologias que a gente pode empregar para melhorar o acesso e reduzir o desperdício. Sergipe nunca tinha sediado o regional e o que levou escolhermos o Estado foi o seu trabalho na questão dos recursos hídricos de forma eficiente, credenciais que permitiram, em 2001, a realização do Simpósio Brasileiro, um dos simpósios mais marcantes da história da ABRH, não apenas pela riqueza cultural e hídrica, mas pelo ambiente caloroso de recepção, pela efetividade das pessoas. É uma satisfação para ABRH realizar este evento aqui, será um sucesso”, elogiou Vladimir.

 

O presidente da Comissão Organizadora Local, Ailton da Rocha, um dos entusiastas para a realização do evento em terras sergipanas, disse que o Simpósio, cuja temática é considerada por ele como “inovadora”, será discutido no momento em que o Nordeste passa pela maior escassez hídrica de sua história.

 

“Desde 2012 que as chuvas estão sendo escassas e irregulares, principalmente no Nordeste Setentrional. O grande desafio é: como fazer gestão de recursos hídricos com pouca água? Inclusive haverá uma mesa redonda trazendo as experiências dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará para debater essa temática da gestão da água em situação de escassez hídrica. Estamos vivenciando a situação caótica em que vive o Rio São Francisco, tendo a se submeter, cada vez mais, a redução de vazão para evitar colapso no abastecimento. O evento tem despertado o interesse de todo o Brasil, inclusive, está vindo palestrante de Israel para trazer a experiência. Há um interesse muito grande de toda a seara técnica, institucional, para debater questões dessa natureza”, destacou Ailton.

 

Reconhecimento

 

Ciente da importância do trabalho que a superintendência de Recursos Hídricos tem desenvolvido nos últimos 15 anos, evidenciando Sergipe no cenário nacional, Ailton Rocha enxerga o Simpósio como o coroamento de todo um trabalho.

 

“A gente tem feito um trabalho, ao longo de 15 anos, de regulamentação da política estadual de recursos hídricos. Então, todos os instrumentos de recursos hídricos estão implantados e em operação, a exemplo do plano de recursos hídricos, outorga, fundo estadual de recursos hídricos, monitoramento e fiscalização. É lógico que temos um longo caminho a percorrer e ainda precisamos estabelecermos a cobrança por uso de água bruta, trabalhar o enquadramento dos corpos de água, dar um poder de mobilização mais forte aos nossos colegiados, que são os conselhos de recursos hídricos e comitês de bacias hidrográficas, então, diria que o Estado sempre foi uma referência no cenário nacional, com o apoio abnegado de sua equipe técnica, do secretário Olivier e do governador Jackson Barreto. Por conta disso, estamos sendo coroados com o Simpósio”, afirma.

 

Temáticas

 

O Simpósio vai tratar ainda assuntos como os usos múltiplos das águas do Rio São Francisco; uso e manejo do solo em bacias hidrográficas; gestão participativa (Comitês de Bacias/Conselhos); saneamento básico: eficiência, reuso e reciclagem; águas urbanas e desenvolvimento; segurança hídrica (disponibilidade); erosão e transporte de sedimentos; revitalização, recuperação e conservação hidroambiental.

 

Inscrições

 

As inscrições ainda podem ser feitas pelo site da instituição (www.abrh.org.br/xiiisrhne/inscricoes.php) para o evento onde são esperados cerca de 600 técnicos, pesquisadores, empresários e profissionais interessados em recursos hídricos.

 

Podem participar do Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, universitários, professores, empresários, consultores ambientais, profissionais ligados a recursos hídricos e meio ambiente, representantes de organismos não-governamentais, representantes dos órgãos de Governo, entre outros.

Você pode querer ler também