Estação outono começa na madrugada deste domingo, 20

O verão, estação mais quente do ano, se despede dos brasileiros este sábado (20) e o outono entra em cena às 1h30 deste domingo (20). A estação que antecede o inverno é considerada mista pelos meteorologistas por iniciar com características de verão e finalizar com aspectos de inverno. No outono, os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e as temperaturas só começam a amenizar em maio.

 

De acordo com o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), até final de abril as temperaturas devem permanecer altas. “O outono é uma estação climaticamente mista. Ele inicia com as características de verão, a diferença são as chuvas que ficam mais frequentes. Até maio as temperaturas ficam bem altas”, conta o meteorologista Overlan Amaral.

 

Com a chegada de maio e das chuvas características desse período, as temperaturas tendem a cair. A mínima no litoral fica em torno de 20° graus e a máxima 27°. Já no interior a tendência são quedas maiores nas temperaturas atingindo em alguns municípios menos de 18° graus.

 

“Maio é o mês de transição para temperaturas e afirmação do outono com chuvas mais volumosas, maio é o mês mais chuvoso do ano, a partir dai é que as temperaturas começam a ficar mais amenas e a intensidade de chuva deve ficar acima da média”, explica Overlan.

 

O meteorologista explica que em maio as chuvas são mais intensas, não como as do verão e início de outono que são mais matinais. “As chuvas de maio são mais volumosas e a ocorrência é diária, não tem trovejadas, elas são mais consistentes, mais densas, por isso as quedas de temperatura”, aponta.

 

Por Karla Pinheiro, CS