Da redação, AJN1
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) elaborou parecer técnico confirmando que o derramamento de óleo ocorrido na última sexta-feira (21), é compatível com o óleo do Campo Guaricema da Petrobras que atingiu uma extensão de 30 km de praia no Litoral Sul de Sergipe.
Com isso, o Ibama aplicará a multa ambiental correspondente aos danos verificados em campo, como explica o chefe de Divisão Técnica do Ibama, Romeu Boto. “As sanções aplicáveis estão sendo verificadas para a graduação da multa”, afirma.
A mancha de óleo que compreende a região das Praias da Caueira, no município de Itaporanga D’Ajuda e Abaís/Saco no município de Estância, não deixou a fauna oleada até o momento, e que cerca de 100 tartarugas depositaram ovos entre os dias 21 e 24 de outubro sem impactos nos filhotes, de acordo com o projeto Tamar.
O Ibama informa ainda que toda a extensão da praia continua sendo vistoriada pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Estância (DEMMA), e a limpeza da praia está sendo finalizada.
Com informações do Ibama