ARACAJU/SE, 14 de julho de 2025 , 15:15:49

Mancha de óleo atinge margem da orlinha do bairro Industrial

Da redação, AJN1

Na manhã desta sexta-feira (11), pescadores encontraram pequenas manchas de óleo às margens da praia da Orla do bairro Industrial, na zona Norte de Aracaju. A substância, oriunda do derramamento de petróleo cru que vem afetando a costa do Nordeste brasileiro desde o início do mês de setembro, estava impregnada próximo a uma área de manguezal.

Em Sergipe, as manchas foram identificadas desde o dia 24 de setembro em toda a faixa litorânea. Até o último domingo (6), a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), terceirizados da Petrobras, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já recolheram mais de 31 toneladas da substância.

Até agora, mais de 132 praias, de 61 municípios dos nove estados nordestinos, foram atingidas pelo óleo negro, totalizando mais de 100 toneladas de borra de petróleo, segundo o Ibama.

Gabinete de Crise

Na manhã de hoje, o Governo de Sergipe, por meio do Gabinete de Crise, determinou algumas medidas com o objetivo de conter o óleo do litoral. Com relação à pesca, está sendo feita coleta e monitoramento da qualidade do pescado, com envolvimento da Seagri, Covisa-SE,  IPTS e diversos laboratórios do estado.

Segundo o Governo, este monitoramento é feito periodicamente para fornecer um parecer preventivo para avaliação da qualidade do pescado para consumo.

Balneabilidade

A análise da água, feita periodicamente pela Adema, atesta para balneabilidade, no entanto, recomenda aos banhistas que evitem o contato com as manchas de óleo presentes no litoral.

Abastecimento de água

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) vem monitorando a qualidade da água para consumo humano em todos os locais de captação de água e, até o momento, não há risco de contaminação. A Companhia, inclusive, colocou preventivamente barreiras de proteção nos locais de captações de água.

Limpeza

O processo de limpeza, de retirada das manchas de óleo permanece sendo feito diariamente em toda a extensão do litoral sergipano por equipes das prefeituras de municípios atingidos, a exemplo de Aracaju e Barra dos Coqueiros e por cerca de 20 colaboradores da Petrobras. O material recolhido é enviado para uma unidade da Petrobras em Carmópolis, chamado Alto do Jericó. 

Você pode querer ler também