Uma operação de limpeza retirou resíduos descartados irregularmente no manguezal do Parque Ecológico do Tramandaí, no bairro Jardins, em Aracaju, nesta quarta-feira (11). A ação foi realizada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e teve como foco a preservação do ecossistema e a proteção da fauna e da flora características da área.
Durante o trabalho, equipes atuaram na remoção de resíduos sólidos acumulados no mangue, contribuindo para a manutenção do equilíbrio ambiental e para a melhoria das condições do parque, considerado um importante espaço de preservação e convivência urbana na capital.
De acordo com a Emsurb, ações de limpeza e conscientização sobre o descarte correto de resíduos vêm sendo realizadas com regularidade desde o segundo semestre de 2025. Entre as iniciativas está a instalação de placas educativas voltadas à preservação ambiental e à orientação da população.
Responsável pelo planejamento e execução da limpeza de canais da Emsurb, Wender Bispo destacou que a atividade faz parte de um cronograma contínuo de manutenção das áreas de mangue. “Essa ação é realizada semanalmente por equipes de limpeza manual, com o objetivo de manter o manguezal do Parque Ecológico do Tramandaí preservado e livre de resíduos, salientando que o mangue é um ecossistema vital para a sociedade”, afirmou.
Segundo ele, as operações também ocorrem em faixas de manguezal localizadas em outros bairros da capital, como Coroa do Meio, Industrial, Inácio Barbosa, 13 de Julho, Lamarão e Jabotiana. “Operações dessa natureza fazem parte do nosso cronograma operacional, pois vão além da limpeza urbana, alcançando também o enfrentamento ao descarte irregular nas áreas de preservação da capital”, acrescentou.
Morador do bairro 13 de Julho, Yuri Wagner, 26, ressaltou a importância da conscientização da população para evitar o descarte irregular de lixo. “É de suma importância que a população tenha consciência e cuidado com a natureza, porque se não houver essa atenção com a limpeza, com o descarte correto de resíduos, isso é prejudicial para toda a sociedade e a ação de recolhimento de resíduos é algo que, acontecendo de forma frequente, é muito importante”, disse.
*Com informações AAN





