ARACAJU/SE, 20 de julho de 2025 , 14:33:05

AGU pede investigação sobre suspeita de lucros ilícitos com tarifa de Trump

 

A AGU (Advocacia Geral da União) vai solicitar uma investigação para apurar se houve atuação no mercado financeiro brasileiro em um suposto esquema de lucro com operações de câmbio feitas a partir de informações privilegiadas antes e depois de anúncios de taxação pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

A informação foi confirmada pelo Ministro-Chefe da AGU, Jorge Messias, em postagem na rede social X, neste sábado (19).

Uma apuração do Jornal Nacional, da Rede Globo, desta sexta (18), mostrou que houve compras de dólares em grandes quantidades no Brasil horas antes do anúncio de Donald Trump sobre a taxação de 50% às importações do Brasil para os EUA.

A mesma reportagem mostra que horas depois do anúncio houve venda de um grande volume de dólares.

Segundo Messias, a AGU pedirá investigação das movimentações.

A prática de operar no mercado financeiro a partir de informações privilegiadas é considerada crime.

Operações financeiras suspeitas

Spencer Hakimian, fundador da Tolou Capital Management, analisa e publica em sua conta no X alguns desses movimentos que indicam práticas corruptas.

“Alguém divulgou a notícia sobre a tarifa [de 50%] no Brasil. [Outro] Alguém comprou uma quantia ENORME de dólares americanos e vendeu a descoberto [estratégia para lucrar com a queda do preço de um ativo] BRL (moeda brasileira) às 13h32 [14h32 no Brasil]. O anúncio da tarifa de 50% foi feito às 16h19 [17h19 no Brasil]”, ele relata em uma das publicações.

Após o anúncio da tarifa, Hakimian mostra que esse investidor encerrou a operação e teve cerca de 25% a 50% de lucro em menos de três horas.

Fonte: CNN Brasil

Você pode querer ler também