ARACAJU/SE, 18 de setembro de 2024 , 11:27:02

Dia do Padre: entenda por que data é celebrada em 4 de agosto

 

Existem datas que lembramos todos os dias para que cheguem o mais rápido possível, a exemplo do Dia dos Namorados, Dia das Mães ou Dia dos Pais, pois marcam a vida de cada um, como do próprio comércio local que ganha com isso, assim como existem datas que poucos lembramos, ou muitas vezes nem sabemos que existem e não nos damos conta para poder prestar as homenagens.

E a data de hoje é uma delas, pois comemoramos o Dia do Padre, figura importante na construção da sociedade e que tem um papel fundamental junto à humanidade desde o início do cristianismo.

O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, comemorada desde 1929, quando o Papa Pio XI o proclamou padroeiro dos padres e das demais pessoas que servem aos ensinamentos de Deus. Nesta data também é celebrado o dia do sacerdote.

João Maria Vianney

Nascido na França, em 1786, João Maria Vianney teve suas origens em uma família de camponeses muito humilde e religiosa. Como eram tempos de Revolução em seu país, com um forte apelo antirreligioso, sua primeira comunhão foi realizada em uma missa clandestina. Desde cedo descobriu o chamado ao sacerdócio, mas, por ter tido uma educação inicial tardia e deficitária, encontrou muitos limites nos estudos do seminário, especialmente na língua latina, utilizada tanto nas aulas como na celebração dos sacramentos.

Foi ordenado padre em 1815 e, pouco tempo depois, foi nomeado pároco da pequena vila de Ars, um lugar onde a religião havia sido esquecida pelos moradores. Com muitos sacrifícios, orações, penitências e um coração de pastor, o Padre Vianney foi, aos poucos, reconquistando a população para a vida de fé. Conseguiu desempenhar um apostolado intenso, de doação integral, especialmente através do sacramento da confissão, função para a qual havia sido considerado incompetente. Sua fama cresceu tanto que pessoas das mais diversas partes iam se confessar com ele, que se tornou conhecido mundialmente como o “Cura d’Ars” (o pároco de Ars).

Desempenhou unicamente lá o seu serviço, vindo a falecer em com 73 anos, em 4 de agosto de 1859. Foi canonizado em 31 de maio de 1925 pelo Papa Pio IX e, em 1928, foi nomeado padroeiro dos párocos de todo o mundo.

Fonte: Jornal Bom Dia

Você pode querer ler também