Começam na próxima sexta-feira (20) as inscrições para o concurso público para o magistério municipal de Aracaju. A banca organizadora é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e as inscrições seguem abertas até o dia 21 de outubro através do site da empresa. O prazo final para o pagamento da taxa de inscrição, que é de R$ 74,60, é 8 de novembro. As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 22 de dezembro, e a divulgação da relação dos aprovados está prevista para o dia 20 de janeiro de 2025.
No total, o concurso disponibilizará 425 vagas, mais cadastro de reserva. Serão 359 vagas para a área de pedagogia e 66 para as demais disciplinas da educação básica do ensino fundamental, como língua portuguesa, matemática, história, geografia e artes. O certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogável por igual período.
O último concurso para o magistério municipal na capital foi realizado em 2012, no segundo mandato de Edvaldo como prefeito de Aracaju. À época, foram disponibilizadas 152 vagas para o cargo de professor da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, além de cadastro reserva para as demais áreas do currículo do ensino fundamental da Semed.
O concurso foi projetado a partir de uma comissão que conta com a participação da Procuradoria-Geral do Município (PGM), da Secretaria Municipal da Educação (Semed), da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplog) e do Sindicato dos Professores do Ensino Fundamental de Aracaju (Sindipema).
Definição da banca
O anúncio da organizadora do concurso foi feito nesta terça-feira (17) pelo prefeito Edvaldo Nogueira, durante encontro no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, que contou com a participação do secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, da secretária municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Michele Lemos, do procurador-geral do município, Sidney Amaral, e de integrantes da comissão do concurso.
O prefeito destacou que a realização do certame é o cumprimento de mais um compromisso assumido por sua gestão com a população aracajuana, e representa o ponto culminante do Escola Tech, programa implementado pela Secretaria Municipal da Educação para melhorar a qualidade do ensino ofertado pela rede. Ele citou as grandes transformações realizadas na educação, como as escolas em tempo integral, reforma e construção de novas unidades de ensino, aumento de vagas nas creches, notebooks para os alunos, material escolar, telas interativas, fardamento, entre outras, que tornaram as escolas de Aracaju unidades de ensino mais modernas.
“Essa é uma notícia maravilhosa. Estamos avançando significativamente no que diz respeito à qualidade do ensino, porque também estamos, de maneira efetiva, melhorando o nível de aprendizado nesses últimos anos em nossas escolas. Toda essa revolução que fizemos na educação vem seguida da joia da coroa, que é o concurso para professor, para que a gente possa ter servidores efetivos e de carreira no município de Aracaju, suprindo essa lacuna que está presente em nossa educação. Embora tenhamos os Processos Seletivos Simplificados, que foram muito importantes para que a gente tocasse a educação, mas era uma necessidade muito grande fazermos esse concurso”, destacou o Edvaldo Nogueira.
Secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu afirmou que, com esse concurso, a Prefeitura de Aracaju está completa um trabalho de planejamento estratégico estipulado em três alicerces, que são a ampliação das escolas; a modernização das instituições com o programa Escola Tech; e a realização do concurso público. “Serão 425 vagas, a maioria delas para pedagogos, porque a rede tem se descoberto com uma DNA para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Mas também teremos vagas para outras áreas do currículo da educação básica. Então é muito importante que as pessoas que são público-alvo deste concurso fiquem atentas”, explicou.