ARACAJU/SE, 18 de julho de 2024 , 9:03:52

logoajn1

Duas mulheres entram para história da PM/SE ao serem promovidas a Coronel

Da redação, AJN1

 

Uma solenidade histórica para a Polícia Militar do Estado de Sergipe e inesquecível para Fátima Cristina Dias Arnaldo e Rita de Cássia Silvestre dos Santos, promovidas nesta segunda-feira (31), por merecimento, à patente de Coronel, o mais alto posto do comando da carreira militar. Nos anais da PM sergipana, é a primeira vez que duas oficiais chegam ao cargo.

A solenidade de condecoração aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Aracaju, e foi presidida pelo governador em exercício, Belivaldo Chagas, que, na ocasião, entregou 6.900 conjuntos completos de uniformes e 718 coletes balísticos e agraciou outros 401 membros, entre praças e oficiais.

A agora Coronel Rita de Cássia traduziu seus sentimentos num largo sorriso. “É uma satisfação muito grande para nós e para a instituição Polícia Militar que sai ganhando com essa conquista de duas mulheres promovidas. A satisfação pessoal coroa com o último posto esta caminhada. Já estou com 26 anos de instituição. Estou muito feliz!”, externou, radiante, ao revelar que sua colega Fátima Cristina, não pôde comparecer à solenidade.

Novos soldados

O evento foi também o encerramento oficial do curso de formação dos novos soldados, recrutados no último concurso público vigente, e que, a partir de janeiro de 2016, reforçarão os quadros da PM/SE.

“A gente faz a promoção de policiais aos diversos postos, em especial tem o prazer de ver uma mulher promovida hoje ao posto de Coronel pela primeira vez no Estado de Sergipe. Afinal de contas, não é fácil enfrentar as dificuldades que estamos enfrentando, mas estamos aqui fazendo essa comemoração, entregando estes uniformes e realizando promoções de praça e oficiais, enfim, todos estão sendo promovidos e a gente fica feliz”, discursou Belivaldo Chagas.

As demais promoções foram para 191 praças: 105 soldados serão promovidos a Cabo, 77 Cabos serão promovidos a 3º Sargento, nove 2º Sargentos serão promovidos a 1º Sargento da Polícia Militar de Sergipe. E também de 19 oficiais pelos critérios de antiguidade e merecimento, ou por decisão judicial. 

 

Foto: Marcos Rodrigues/ASN

Você pode querer ler também