Da redação, AJN1
Equipes da Polícia Civil estão mobilizadas na região do Baixo São Francisco, na capital e na cidade alagoana de Porto Real do Colégio para cumprir 16 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão. A ação foi desencadeada no início da manhã desta quinta-feira (21). Até o momento oito pessoas foram presas e três armas de fogo foram apreendidas. Em uma das abordagens em Propriá, o ex-presidiário Isaac Ferreira da Silva, 21, – apontado como líder de uma organização criminosa que atua na região -, reagiu a prisão e após uma troca de tiros foi baleado e morreu ao ser encaminhado ao Hospital São Vicente de Paula.
A informação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) é que a operação é resultado de investigações que realizadas pela equipe da Regional de Propriá, coordenada pelo delegado João Eduardo, para identificar e prender suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, roubos e homicídios. Com base nos levantamentos realizados foram solicitados os mandados de prisão e busca e apreensão. Com as decretações das ordens judiciais, na manhã de hoje foi deflagrada a operação.
Em Propriá, um dos principais alvos era o ex-presidiário Isaac Ferreira. Os policiais realizaram o cerco na rua do Gás, mas no momento da abordagem o suspeito, que estava armado com um revólver calibre 38, reagiu e passou a atirar. No revide, ele foi alvejado e morreu ao receber atendimento médico. Isaac é acusado de liderar um grupo de traficantes e de envolvimento em três assassinatos ocorridos no Baixo São Francisco.
Na operação ainda ocorreram prisões no bairro 18 do Forte, na zona norte de Aracaju; Neópolis e na cidade alagoana de Porto Real do Colégio. A ação envolve cerca de 80 policiais Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), Grupamento Especial de Rondas e Blitz (Gerb), Departamento de Narcóticos (Denarc), Grupo de Operações Especiais (GOE), e de várias delegacias do interior. Detalhes da operação devem serão repassados em entrevista coletiva prevista para acontecer às 15h30 na sala de imprensa da SSP, no bairro São José.